II Fórum "Pobreza e Exclusão Social: oportunidades para o Terceiro Setor"


II Fórum "Pobreza e Exclusão Social: 
oportunidades para o Terceiro Setor" 
26 de novembro, Santarém


A EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Santarém dinamiza o Ciclo de Fóruns Participativos “Estratégias de Cidadania no Terceiro Setor” que tem por objetivo auscultar as instituições do terceiro setor sobre as suas dificuldades/constrangimentos/necessidades. A recolha dos contributos e reflexões pelos parceiros dará lugar a um Caderno de Recomendações Temático a ser apresentado e v...alidado posteriormente, em evento público, por especialistas e deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém.
A pobreza e exclusão social constituem uma violação dos direitos humanos, afastando os cidadãos de uma matriz democrática "supostamente" existente na nossa sociedade.

"Sabia que...a pobreza causa sofrimento? O desemprego ou o medo de perder o emprego, o endividamento e o empobrecimento têm efeitos imediatos no equilíbrio emocional dos cidadãos e consequências tais como ansiedade, depressão, perda de auto-estima, desespero e até sucídio?" Campanha Diga NÃO à Pobreza.
Constata-se que o Terceiro Setor necessita de políticas estruturantes. É necessário uma mudança de paradigma que já se fez em termos teóricos, mas a nível paradigmático-político muito há a fazer. As respostas sociais existentes revelam-se ineficientes face à mudança social e adversidade decorrente da crise estrutural em que o país se encontra. Quais os desafios e oportunidades existentes para o terceiro setor? O que necessitamos de mudar em termos políticos?

+ info:
Ricardina B. Dias
Técnica do Núcleo Distrital de Santarém
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
santarem@eapn.pt
Rua Prior do Crato, nº 2 ,
2005-364 Santarém
Telefone: 00351 243306279;
www.eapn.pt