“AS VOZES DO SILÊNCIO-LES VOIX DU SILENCE”


“AS VOZES DO SILÊNCIO-LES VOIX DU SILENCE” 

e a EAPN Portugal

convidam a cidade do Porto para mais um encontro, desta vez sobre o Emprego e as Pessoas Sem -Abrigo

Este encontro será em formato de seminário que decorrerá no próximo dia 11 de dezembro das 10h às 17,30 h nas instalações do Museu Nacional de Soares dos Reis, que no âmbito das funções sociais dos museus, se associa á organização deste evento. 

As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence (https://www.facebook.com/asvozesdosilencio/) é uma das 4 plataformas do NPISA do Porto (Núcleo de Planeamento, Intervenção junto das Pessoas em Situação de Sem Abrigo), as outras são, a Plataforma das Organizações Voluntárias, a Plataforma da Triagem e Acompanhamento Social e Plataforma+Emprego. Esta Plataforma pretende organizar encontros na perspetiva do diálogo entre artistas e pessoas em situação de sem abrigo, entre artistas já integrados no mercado de trabalho e aqueles com dificuldade de ai chegar e, portanto, com dificuldades de meios para criar.
Contribui para a inclusão dessas pessoas através da linguagem universal da Arte onde a oportunidade de utilização dos vários espaços de criação e das consequentes trocas de experiencias entre artistas e os “outros/nós” funcionem no domínio da reciprocidade e da igualdade.

Este projeto reclama e tem-no feito, ainda dar voz a pessoas em situação de sem abrigo, neste momento já com a realização do filme As Vozes do Silêncio de Cristophe Bisson, que evoca as histórias de vida dessas pessoas num exercício conjunto entre elas e os artistas, tornando comum a experiência da criação e da reconstrução de responsabilidades, estímulos, sonhos e projetos. Dá - lhes a oportunidade de serem argumentistas e ao mesmo tempo atores na tela. O mesmo acontece com a produção em curso, de um livro com o mesmo nome, com apoio, organização e edição das Edições APURO, onde se dá conta de todo um processo de sensibilização à Cidade do Porto e sua implicação nesta causa (memórias dos encontros e seus resultados), em que as Pessoas com experiência de terem vivido na rua e aqueles que ainda aí se encontram, participam em igual qualidade na relação com a Arte, nomeadamente a escrita, a fotografia… numa aproximação aos melhores poetas, escritores, fotógrafos da Cidade.

O NPISA é uma rede interinstitucional que agrega 68 Organizações, nomeadamente, Serviços Públicos, Instituições Privadas de Solidariedade Social da Cidade, Academias, Associações Artísticas e Organizações Voluntárias da Cidade do Porto ou que dirigem a sua ação às Pessoas sem abrigo da Cidade do Porto. Estes Parceiros distribuem-se pelas diferentes Plataformas, visando retirar da rua e integrar as pessoas sem- abrigo, com os princípios da “Estratégia Nacional de Apoio aos Sem-Abrigo”. 
http://www4.seg-social.pt/documents/10152/13334/enipsa_2009_2015

Inicia a sua ação com cerca de 2500 pessoas na rua, em março de 2009. Atualmente mantém cerca de 900 pessoas em acompanhamento social e de saúde, mais cerca de 100 na rua, estando-se neste momento a proceder ao levantamento daquelas que se encontram “escondidas” em casas abandonadas.
“As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence” iniciaram a sua atividade em 2013 e produziram já 4 encontros: o 1º subordinado ao tema “ A Intervenção Comunitária”, um outro sobre” A exclusão e a Arte”, um terceiro “ Uma vida Como a Arte – Existimos! Nós somos pessoas”, este organizado pelos próprios sem-abrigo com o suporte logístico da Plataforma e, o quarto, subordinado ao tema “A Comunicação Social e os Sem-abrigo em debate”.

Estas Plataformas e o projeto em si nunca tiveram financiamento específico a não ser os meios/recursos quotidianos dos seus parceiros.
Parceiros diretos da Plataforma “ As Vozes do Silêncio – Les Voix du Silence”: Associação “APURO”, artistas em nome individual, Movimento de Pessoas em situação de sem abrigo “Uma Vida como a Arte”, Universidade Católica, Cooperativa WellcomeHome, Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Phénix Partenaires.

Contamos com a sua participação!