VII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social


VII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social a realizar nos próximos dias 13 e 14 de outubro 
na Figueira da Foz

  • particularidade do programa:
só dia 14 de outubro de tarde, o evento dá acesso ao público em geral; para tal é necessário fazer uma inscrição até ao dia 12 de outubro.


Introdução
A propósito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de outubro, a EAPN Portugal tem apostado desde 2009 numa estratégia de visibilidade (ex.: Fóruns Nacionais), procurando, desenvolver um conjunto de iniciativas, para que a data seja de facto um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal. Temos procurado promover a cidadania e a participação das pessoas que vivem ou viveram em situação de pobreza e/ou exclusão social, particularmente entre os grupos sociais mais desfavorecidos. Este desígnio encontra-se na raiz do pensamento e da filosofia de atuação da EAPN (“Dar voz às pessoas que normalmente não a têm, em quase nenhuma circunstância”) e tem vindo a materializar-se através da promoção e desenvolvimento de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – através dos grupos locais de pessoas em situação de pobreza – quer a nível nacional, com a constituição do Conselho Consultivo Nacional, e ainda a nível europeu, com a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social.
A crise económica e social que Portugal e a Europa estão a vivenciar exige que os vários agentes dediquem o seu tempo para a refletir e repensar medidas e estratégias que existem no combate à pobreza e exclusão social. Novas estratégias/medidas para novos tempos, promovendo respostas mais eficazes que assegurem a dignidade para as pessoas que vivenciam situações de empobrecimento e exclusão social.
A democracia e os direitos humanos são os princípios orientadores da União Europeia e defendemos que «Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos», neste sentido os direitos humanos são um elemento fundamental para termos sociedades inclusivas e dinâmicas, cujos governos estão ao serviço das pessoas e para as quais todos podem contribuir. No entanto, quando estamos perante a violação destes direitos, são os mais vulneráveis quem mais sofre. Se quisermos manter a dignidade humana, lutar contra a pobreza, defender a igualdade e evitar conflitos é fundamental eliminar os obstáculos que perpetuam as violações dos direitos humanos de forma a promover um Estado de direito e construindo sociedades mais justas, coesas e inclusivas.
De acordo com a temática do Ano Europeu vigente (Ano Europeu para o Desenvolvimento) considera-se importante refletir igualmente sobre o papel da Europa no mundo relativamente ao combate à pobreza, sensibilizando todos os cidadãos para implicarem-se e participarem no desenvolvimento. Num contexto de plena perda de direitos sociais, é necessário defender e apostar no papel relevante que os cidadãos assumem na defesa dos direitos humanos, sobretudo das pessoas que se encontram em situação de maior fragilidade. Além disso, em 2015 está igualmente previsto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000, e será necessário decidir qual o futuro quadro mundial para o combate da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, a EAPN Portugal pretende, a partir do contexto atual, suscitar o debate interno e a reflexão crítica por parte dos mais vulneráveis em torno dos direitos fundamentais dos cidadãos e a construção de uma sociedade que respeita e tem presentes esses mesmos direitos. Neste sentido, iremos promover o VII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que decorrerá na Figueira da Foz, nos dias 13 e 14 de outubro, assinalando assim o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Objetivo geral
A EAPN Portugal pretende, com este VII Fórum Nacional, promover a participação de cidadãos que vivem (ou viveram) em situação de pobreza e/ou exclusão social, que integram o Conselho Consultivo Nacional (CCN) e os Grupos Locais da nossa organização, através de um espaço de intercâmbio de experiências e de reflexão que permitam colocar os cidadãos e a sua participação no centro da ação para a inclusão. Neste encontro, as pessoas em situação de pobreza terão a oportunidade de refletir as temáticas apresentadas bem como apresentar propostas concretas para salvaguardar os seus direitos fundamentais e contribuir para o bem-estar comum.

Objetivos específicos
    Reconhecer o direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viverem com dignidade e a participar plenamente na sociedade; promovendo o direito a serem escutadas em temas que diretamente influenciam a sua vida;
    Ativar competências pessoais e sociais através da criação de um espírito de proximidade e de equidade entre todos os participantes promovendo a participação cívica;
    Promover o diálogo entre entidades públicas com responsabilidade nas diversas áreas da intervenção e as opiniões, críticas e desejos das Pessoas em Situação de Pobreza;

    Dar visibilidade à temática da luta contra a pobreza e a exclusão social, enquadrada no Ano Europeu para o Desenvolvimento. 



+ INFO:
Maria José Vicente
Departamento de Desenvolvimento e Formação
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua de Costa Cabral, 2368
4200 - 218 Porto
Tel. 00351 225420806  Fax. 00351 225403250