Projeto Click. Já conhece?




Projeto Click

O que é?
“CLICK – Ativar competências de Empregabilidade” é um projeto desenvolvido através de um acordo de cooperação entre a EAPN Portugal e o IEFP que trabalha as áreas da empregabilidade de públicos vulneráveis e da responsabilidade social das empresas.

Porquê?
Porque acreditamos que podemos colaborar para fazer o click da diferença.

Com que objetivos?
·                    Dotar os participantes, desempregados, de competências comunicacionais e relacionais para a busca ativa de emprego;
·                    Contribuir para o desenvolvimento de processos de requalificação junto dos participantes;
·                    Estabelecer uma ligação entre a procura e a oferta de emprego


De que forma?
Click é um projeto de mediação entre oferta e procura de emprego, desenvolvendo-se como instrumento de complementaridade aos serviços de emprego públicos, através da dinamização de sessões que promovem o aprofundamento e desenvolvimento das soft skills de públicos desempregados vulneráveis e pela sensibilização e capacitação para a responsabilidade social de potenciais entidades empregadoras.

No lado da procura, através da dinamização de 12 sessões de coaching, desenvolvemos uma gestão individualizada e participativa do processo de procura de emprego de desempregados vulneráveis, contribuindo com ferramentas que a tornam numa procura mais ativa, indo sempre ao encontro das suas motivações e competências.

No lado da oferta, apresentamos a empregadores formas ativas de promoverem empregabilidade, atuando na dimensão da responsabilidade social.

O encontro com as potenciais entidades empregadoras faz-se através de instrumentos de marketing para a empregabilidade, dinamizando formatos experimentais de ferramentas como o currículo, carta de apresentação e entrevistas de seleção, adaptados para e com os públicos envolvidos.

Este projeto não se limita a uma ligação direta entre o que o mercado de trabalho procura e o que o potencial colaborador tem para oferecer. Com ele aprofundamos e levamos mais longe esta ligação, construindo-a de forma conjunta, num processo de adaptação de ambas as partes.


O que significa?

Foi uma "lufada de ar fresco" no meu processo de procura ativa de emprego. Aprendi a valorizar-me através do CV e carta de apresentação, bem como a preparar melhor uma entrevista. Identifiquei aspetos pessoais que influenciam a procura de emprego e aprendi a trabalhá-los a meu favor. Gostei particularmente dos temas apresentados, da forma como se trabalharam e do enfoque pessoal que o projeto deu a cada um dos participantes e ao grupo.
Participante do projeto piloto em 2014


Mais informações em: