Workshop: Como usar o Coaching na Intervenção Social e Capacitação para a Empregabilidade |



Workshop: Como usar o Coaching na Intervenção Social e Capacitação para a Empregabilidade | 8 de maio | Leiria

 O processo de Coaching visa dotar os indivíduos de ferramentas para maximizar o auto e o hetero conhecimento e, em simultâneo, melhorar as competências comunicacionais. Os conteúdos deste workshop visam, assim, proporcionar aos/às participantes perspetivas sobre novas formas de abordagem aos desafios, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, que permitam a melhoria da qualidade de vida, das relações e acima de tudo dos resultados obtidos, com particular enfoque nos processos de intervenção com indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social.

O programa Coaching for All, trata-se de um programa dinâmico desenvolvido com base em mais de sete anos de experiência da TESE na aplicação de técnicas de coaching (de forma pioneira) em projetos com jovens, e permite:

 explorar o potencial do coaching na promoção da empregabilidade e intervenção social;
 adquirir novas técnicas de coaching para uma ação mais eficaz no terreno;
 treinar a aplicação do coaching a situações reais em sessões práticas.

 OBJETIVOS
 1. Promover o desenvolvimento de competências chave associadas a uma atitude de Coach
 2. Aumentar o conhecimento sobre o processo de coaching, ferramentas e principais técnicas
 3. Promover a prática de uma atitude de Coach

 PROGRAMA 
9h30 Coaching - O que é e qual o seu potencial? Definição, evolução, tipos e benefícios junto de população vulnerável
 10h45 Coaching - como promover a mudança? Crenças, valores, visão missão e objetivos
 11h45 Atitude de Coach - quais as competências chave? Elementos para coaching bem sucedido, competências e características para a prática de Atitude de Coach
 12h00 Atitude de Coach - como aplicar? Método de Grow, Perguntas poderosas e instrumentos
 13h00-14h00 Pausa para almoço (livre)
 14h00 Coaching – a cultura conta? Influências Teórico-Concetuais e Modelo de Orientações Culturais
 15h00 – Atitude de Coach – treinar para aplicar (sessões práticas de treino da Atitude de Coach)
 18h30 - Fecho

 DATA 8 de maio de 2015
 HORÁRIO 9h30 às13h e das 14h00 às 18h30
 DURAÇÃO 8h
 LOCAL Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal, sito no Bairro dos Capuchos, Rua Miguel Franco, lote 8, 102, 2400-191 Leiria
INSCRIÇÃO gratuita, mas obrigatória

A QUEM SE DIRIGE Profissionais que tenham interesse em desenvolver novas técnicas de coaching para aplicação nas áreas de educação não formal, formação, intervenção social e comunitária e capacitação para a empregabilidade.
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal; profissionais que integram as equipas dos Núcleos Locais de Inserção do RSI; CLDS e CPCJ do Distrito de Leiria / 1 inscrição por entidade / Número de ordem de receção da inscrição
 DINAMIZADORES Sara Almeida, licenciada em Sociologia, pós-graduada em Economia e Políticas Públicas e com Certificação Internacional de Coaching Profissional. Colaboradora da TESE – Associação para o Desenvolvimento, desde 2007. Participação em estudos de avaliação nas áreas da habitação e infraestruturas de saneamento básico. Experiência em: investigação e intervenção comunitária em contextos sociais vulneráveis; desenho, coordenação, gestão, monitorização e avaliação de projetos; mobilização e dinamização de parcerias; gestão de equipas; formação nas áreas de prevenção do VIH/sida e coaching na intervenção social. Ricardo Rodrigues, licenciado em Psicologia, pós-graduado em Psicologia do Desporto e Atividade Física, com Certificação Internacional de Coaching Profissional. Colaborador da TESE - Associação para o Desenvolvimento, desde 2010. Experiência em: acompanhamento individual em contexto prisional; intervenção com população na área da doença mental e com jovens em risco institucionalizados; intervenção comunitária em contextos sociais vulneráveis; gestão e avaliação de projetos; mobilização e dinamização de parcerias; gestão de equipas; formação na área do coaching na intervenção social.

 As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de abril para:
 EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria
 Rua Miguel Franco, lote 8, 102, Loja 1 e 2 | 2400-191 Leiria
Telefone: 244 837 228 / Fax: 244 837 229 / E-mail: leiria@eapn.pt

 O referido Workshop destina-se a profissionais que tenham interesse em desenvolver novas técnicas de coaching para aplicação nas áreas de educação não formal, formação, intervenção social e comunitária e capacitação para a empregabilidade.  A inscrição é gratuita.