Projeto Interconcelhio de promoção do Envelhecimento Ativo



Bem Envelhecer III
Projto Interconcelhio de promoção do Envelhecimento Ativo

“Bem envelhecer” em Vieira do Minho

« No passado dia 4 de março, o projeto “bem envelhecer” esteve em Vieira do Minho. A iniciativa contou com a colaboração ativa da SCM de Vieira do Minho e, de professores e alunos da EB2,3+S deste concelho, em particular do Club Intergeracional. Diversas atividades foram realizadas, com vista à partilha de experiências e à aprendizagem mútua, entre os participantes das diversas faixas etárias, prosseguindo-se, assim, os objetivos do projeto.


O projeto Bem Envelhecer dirige-se aos idosos com baixos recursos, sobretudo os que vivem mais isolados, com o objetivo de promover a qualidade de vida destes, através das práticas de envelhecimento ativo.
Através de uma rede de parceiros, principalmente Instituições Particulares de Solidariedade Social (Associados da EAPN Portugal), realizam-se diversos tipos de atividades que combatem a solidão e promovem o bem-estar físico, mental e social dos idosos: vivências em grupo entre pares e entre gerações, interação/atividades na vida da comunidade, voluntariado, promoção da saúde e da segurança, estímulo à aprendizagem ao longo da vida, leitura e debate livre, música, utilização das TIC, prática de exercício físico adequado/ adaptado, expressão corporal e artística, participação e promoção dos direitos dos idosos.
O projeto é promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga desde 2008.


Resultados
Edições anteriores do projeto evidenciam os seguintes resultados:
- Impacto positivo na qualidade de vida dos destinatários seniores, principalmente ao nível psicológico e ao nível das relações sociais, o que está diretamente relacionado com o tipo de atividades que foram desenvolvidas, centradas na promoção dos contactos e de relações sociais, no estímulo à aprendizagem ao longo da vida e na promoção da auto-valorização;

- Mudança ou adoção de novas práticas nas organizações envolvidas no projeto, tais como a definição de intervenções com uma visão integrada de envelhecimento ativo, a utilização de metodologias de participação dos destinatários e o recurso a instrumentos de avaliação para melhorar continuadamente a intervenção.



 + info:

Isabel Amorim
Técnica do Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002