AÇÃO DE FORMAÇÃO, Vila Real


AÇÃO DE FORMAÇÃO, Vila Real

 METODOLOGIA CUIDADOS EM HUMANITUDE A PESSOAS IDOSAS

 A Metodologia de Cuidados Gineste-Marescotti, suportada pela filosofia Humanitude, tem produzido mudanças assinaláveis na cultura vigente nos estabelecimentos de saúde onde foi implantada, estando reconhecida como uma iniciativa ES+ devido ao seu elevado impacto social. Esta metodologia baseando-se em princípios filosóficos antropológicos e humanistas promove o respeito pela pessoa cuidada e proscreve intervenções em força ou os cuidados ou intervenções não-consentidos. Como alternativa fornece técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança (baseada em laços e afetos e não no poder e autoridade), e assim promovendo o bem-estar da pessoa cuidada, por ser bem tratada, e do cuidador, por estar a prestar um cuidado de excelência.


 DIAS 19 e 20 de março 2015
 HORÁRIO 9.30h às12.30h e das 14h00 às 17.00h
 DURAÇÃO 12 horas
 LOCAL Núcleo Distrital de Vila Real, rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/ch esquerdo, 5000 -260 VR
 INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
 PÚBLICO-ALVO Técnicos e Dirigentes de IPSS, associações, fundações, misericórdias, mutualidades, cooperativas; Técnicos de Apoio Social de organismo públicos, Técnicos da Saúde, Investigadores, Desempregados licenciados, Estudantes de mestrado.
 ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
 MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
 FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
 CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
 FORMADOR
 João Araújo. Licenciado em Enfermagem e com o Mestrado em Gestão de Saúde. Assumiu a Gestão de um Lar de Idosos de 63 camas. Presentemente, para além de estar a implementar a inovadora Metodologia de Cuidados Humanitude em Portugal e na Gerência do Instituto Gineste-Marescotti Portugal, colabora ainda em projetos de investigação e atividades letivas na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 16 de março para:
 EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real
 Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/ch esquerdo, 5000 -260 VR
 T: 259322579 Tlm: 964764081 | Fax: 259322001 | vilareal@eapn.pt