AÇÃO DE FORMAÇÃO, LISBOA


AÇÃO DE FORMAÇÃO, LISBOA

Perspetivar o novo período de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) 2014-2020

Em 2014 teve início o novo ciclo de programação de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) 2014-2020. Perspetiva-se, neste contexto, um conjunto bastante diversificado e abrangente de novas oportunidades de desenvolvimento do terceiro setor em Portugal, quer por via da qualificação das organizações, quer por via da melhoria dos serviços de diretamente são disponibilizados às populações. Este novo período 2014-2020 acarreta um conjunto de novidades e exigências para as organizações, as quais são convidadas, mais do que nunca, a desenvolver projetos de excelência e a demonstrar, através de evidências objetivas, que os resultados a que se propõem são efetivamente atingidos.
 A presente formação visa elucidar os participantes sobre as dinâmicas de planeamento do período de programação dos FEEI 2014-2020, no contexto nacional, bem como a forma como o mesmo se organiza em matéria de Programas Operacionais. Será, ainda, partilhada informação relevante sobre os Programas Operacionais relevantes para a região e para a área da coesão social. Simultaneamente, serão aflorados temas de cariz regulamentar (regulamentos gerais dos fundos).

DIAS 2, 4, 9 e 13 de fevereiro
 HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
 DURAÇÃO 24h
 LOCAL EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Lisboa - Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 7 Apartamento 311, Lisboa
 INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 60€ // Não associados/as: 100€
 PÚBLICO-ALVO Técnicos e dirigentes de ONG e Organismos Públicos
 ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
 MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
 FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
 CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
 FORMADORA Susana Monteiro
Doutoranda em Sociologia Económica e das Organizações (ISEG), mestre em Geografia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e licenciada em Sociologia e Planeamento (ISCTE – IUL), é formadora, consultora e avaliadora de projetos, programas e políticas públicas. Desenvolveu atividade no Observatório do QREN (2008-2014), como técnica de avaliação de políticas públicas. Docente no Mestrado de Gestão das Organizações de Economia Social (Instituto Politécnico de Santarém – ESGT) e na Pós-graduação de Gestão da Emergência Social (ISLA). Autora de vários artigos, destacando-se “A importância da gestão nas entidades sociais sem fins lucrativos”, REDITEIA 2014 e “Mudanças recentes nos processos de governança territorial em Portugal, FINISTERRA XLIV, 88, 2009. É, ainda, Coautora do livro “MAPA – Manual de facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos”.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 28 de janeiro para:
 EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 7 Apartamento 311 - 1600-196 Lisboa
telefone: 217986448 fax: 217976590 e-mail: lisboa@eapn.pt