II Encontro de Voluntariado


'Encaixa-te 2014'

« No Dia da Europa, 9 de maio, o Grupo Informal do Voluntariado (GIV) convida todos/as a participar no segundo encontro do Voluntariado, a decorrer entre as 10 e as 16 horas na Biblioteca Municipal de Palmela.

Neste dia pretende promover-se o voluntariado e incentivar a partilha de experiências e conhecimento. A iniciativa inclui a apresentação do GIV e do/a vencedor/a do concurso de imagem para conceção do seu logotipo; a partilha das experiências de 15 anos de voluntariado europeu do Centro Social de Palmela; dinâmicas de grupo que promovem a reflexão e a troca entre voluntários/as e participantes em geral do encontro; um momento especial de convívio com almoço partilhado; um workshop de Risoterapia e muito mais…

A iniciativa é organizada pelo GIV, um grupo de trabalho constituído em 2012, a partir da rede de entidades parceiras que promoveu a iniciativa ‘Volta oficial do Voluntariado’, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e Vida Ativa. O GIV tem como objetivo geral reforçar dinâmicas de trabalho em parceria, bem como intensificar as interações interinstitucionais e a participação cidadã, de forma a gerar novas dinâmicas locais, tendo como base os princípios do voluntariado e a sua promoção.

Até ao momento o Grupo Informal de Voluntariado é composto pelas seguintes 17 entidades: ACM/YMCA de Setúbal; Banco Alimentar contra a Fome; Caritas Diocesana de Setúbal; Centro Europe Direct da Península de Setúbal; Centro Social de Palmela; Centro Social e Paroquial Cristo Rei; Centro Social e Paroquial de São Sebastião; Câmara Municipal de Setúbal – Plataforma do Voluntariado; Câmara Municipal de Sesimbra – Banco Local do Voluntariado; Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal; Cercizimbra; EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza /Núcleo Distrital de Setúbal; Associação Experimentáculo; IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude; Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo; SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e Teatro do Elefante.
 ‘Encaixa-te’, o segundo encontro do Voluntariado tem entrada e participação gratuita e destina-se a todos/as os/as que tenham experiências de voluntariado, bem como aqueles/as que pretendam desenvolvê-las, organizações, técnicos e comunidade em geral.
 Para além do contributo das diferentes organizações do GIV, este encontro conta com especial apoio da Câmara Municipal de Palmela, do Programa Juventude em Acção (UE) e da colaboração voluntária da Ana Isabel Bermejo Arroyo (Pro-Atlântico).
 Informações e confirmação de presenças preferencialmente através giv.portugal@gmail.com ou no dia 9 de Maio, a partir das 9h30, na Bilblioteca Municipal de Palmela.»

+ info:

 Ana Vizinho
 Núcleo Distrital de Setúbal
 setubal@eapn.pt
 EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
 Av. D. João II, Nº14 - R/C Dtº
 2910-548 Setúbal
 Tel: +00351 265 535 330 Fax: +00351 265 535 329
 www.eapn.pt