Hoje e amanhã, em Castelo Branco, EAPN reúne associados


Encontro Nacional de Associados da EAPN Portugal 
e Eleições Europeias 2014

POR UMA ESTARTÉGIA EUROPEIA E NACIONAL DE LUTA CONTRA A POBREZA


Entre hoje e amanhã «a EAPN Portugal organiza, no Hotel Rainha D. Amélia, em Castelo Branco, o seu Encontro Nacional de Associados, coincidindo igualmente com a comemoração do Dia da Europa, a 9 de maio e o apelo lançado pela EAPN a todos os cidadãos europeus, sobretudo, aos candidatos às próximas eleições europeias a um compromisso com a defesa de uma Europa Social, livre de pobreza, exclusão social e desigualdades.

«Portugal enfrenta hoje uma situação de crise económica e social à qual é fundamental responder com responsabilidade mas igualmente com justiça e equidade, no respeito absoluto pela dignidade de cada ser humano.
As organizações que trabalham com e para as pessoas em situação de pobreza e exclusão social, bem como a sociedade civil em geral, têm sido remetidas para um papel secundário sem terem oportunidade de se envolverem e participarem no processo de construção das políticas, o que, consequentemente, não lhes permite usufruírem de um espaço legítimo para influenciarem o atual conteúdo das mesmas. É fundamental implementar uma participação significativa de todas as partes interessadas. O envolvimento de todos na definição de políticas de combate à pobreza que este combate se transforme numa prioridade nacional é uma emergência.» afirma o presidente da EAPN Portugal, Padre Jardim Moreira.

Por sua vez, a Europa, outrora terra de prosperidade, solidariedade social e de proteção dos direitos humanos, enfrenta agora um agravamento da pobreza sem precedentes e com efeitos a longo prazo.
Segundo a diretora da EAPN Europa, Barbara Helfferich «A pobreza, exclusão social e desigualdades alcançaram níveis nunca antes vistos. As medidas de austeridade têm vindo a desmantelar os estados sociais e a obrigar as pessoas a pagar esta crise. Estando a sociedade civil afastada dos processos de tomada de decisão, é compreensível a descrença das pessoas nas instituições europeias. Por isto mesmo, nunca como agora foi tão importante eleger pessoas que façam a diferença…»
As Eleições Europeias que se avizinham – 25 Maio - constituem pois um marco importante no futuro da Europa. A Europa enfrenta hoje enormes desafios no que diz respeito à coesão social, à igualdade entre as regiões e à salvaguarda dos direitos humanos fundamentais.
Acreditamos que as próximas eleições podem marcar a diferença através de uma aposta clara numa Europa Social forte, onde os direitos dos cidadãos são protegidos e onde a luta contra a pobreza e a exclusão social se assume como uma prioridade na agenda política.

O Encontro Nacional de Associados da EAPN Portugal visa promover a reflexão estratégica sobre a intervenção da organização no combate à pobreza e à exclusão social, a partir de dimensões locais e envolvendo parceiros fundamentais para uma atuação conjunta e concertada. Através da partilha de experiências institucionais acerca dos impactos da crise nos direitos das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, pretende-se dar seguimento a um processo participativo de reflexão e recolha de propostas junto dos nossos associados em torno de uma Estratégia Europeia e Nacional de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
Do programa de trabalho consta ainda a realização de visitas institucionais no distrito de Castelo Branco, num evento para o qual contamos com 140 participantes.»

+ info:

www.eapn.pt