Iniciativa pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social


Iniciativa pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social 
12 a 20 de Outubro de 2013

Durante esta semana decorrem, por todo o país, várias iniciativas com vista a assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro.

Em 2011, cerca de 24,2% da população europeia (aproximadamente 119,6 milhões de pessoas na União Europeia, UE) foi considerada como estando em risco de pobreza e/ou exclusão social, de acordo com a definição adotada pela Estratégia 2020 das próprias instituições europeias. A crise económica e financeira tem vindo a agravar a situação, expondo ainda mais os grupos sociais vulneráveis. Em Portugal, a estimativa apontava para valores idênticos aos da UE: 24,4%.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, as organizações abaixo identificadas* convidam a comunicação social para uma conferência de imprensa no Refeitório dos Frades da Assembleia da República, às 18 horas (após conclusão da Sessão Plenária).

Nesse mesmo dia, e logo após a conferência de imprensa terá lugar a inauguração de uma exposição fotográfica, com testemunhos das iniciativas dos anos anteriores. Poderão ainda consultar, no blog, a Agenda que conta já com cerca de 100 iniciativas a realizar em todo o país.
Com esta iniciativa pretende-se mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos. Pretende-se também discutir a temática, e relembrar a UE da importância de apostar em medidas efetivas de combate à pobreza e exclusão social.

+ INFO
http://pelocombatepobreza.blogspot.com/
* (Núcleo Executivo da Iniciativa: AMI, Amnistia Internacional, Animar, Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, EAPN Portugal, Fundação Sporting e a Fundação Aragão Pinto)