AÇÃO DE FORMAÇÃO


A GESTÃO DE CASOS COMO ESTRATÉGIA COLABORATIVA NA INTERVENÇÃO SOCIAL COM PESSOAS MUITO VULNERÁVEIS

NOVAS DATAS: 4, 5, 11 e 12 de março, em Setúbal

«No âmbito da intervenção social, a gestão de casos tem sido definida como um processo colaborativo de prestação de serviços que visa responder às necessidades e potencialidades dos indivíduos, assente no desenvolvimento de estratégias flexíveis de comunicação e na coordenação e otimização dos recursos disponív...eis. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na intervenção social junto de populações muito vulneráveis (com múltiplos problemas e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social), já que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes entidades e profissionais. Contudo, a implementação do modelo de gestão de caso afigura-se como um desafio para todos os envolvidos no sistema de intervenção social atual (profissionais, serviços e utentes). Nesta ação de formação, aborda-se o modelo de gestão de caso enquanto estratégia colaborativa, elucidando as suas fases, princípios e boas práticas no âmbito da intervenção social com populações muito vulneráveis. Procura-se ainda refletir sobre práticas/estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à operacionalização da figura do gestor de caso no atual contexto da intervenção social.»

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