Como lidar com clientes “difíceis”: estratégias para envolver clientes vulneráveis na intervenção
DIAS 21 e 28 de março, Caldas da Rainha
«A investigação tem vindo a propor a adoção de abordagens colaborativas na intervenção com populações muito
vulneráveis, especialmente quando os clientes se mostram relutantes em aderir ao serviço/intervenção. No trabalho
com as famílias mais vulneráveis e entre profissionais, são frequentes as descrições de clientes “res...istentes” que
recusam a intervenção ou se expressam de forma hostil.
As abordagens colaborativas têm vindo a oferecer um amplo conjunto de princípios e práticas que ajudam os
profissionais na ativação dos indivíduos e/ou famílias mais vulneráveis, frequentemente considerados como “difíceis”
de envolver na intervenção.
Não obstante, a intervenção social atual encontra-se ainda fortemente enraizada nos modelos tradicionais (centrados
nos problemas), dificultando ainda a implementação de práticas mais colaborativas no trabalho com os clientes mais
vulneráveis.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO I – A emergência das abordagens colaborativas no actual contexto de intervenção (princípios)
MÓDULO II – A noção de “resistência” segundo a abordagem colaborativa (perspectiva e actuação)
MÓDULO III – Estratégias para envolver clientes “difíceis” na intervenção.»
+ INFO:
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao dia 14 de março para:
Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, 107, 1.º dto. | 2400-194 Leiria
Tel: 244 837 228 | Fax: 244 837 229 | E-mail: leiria@eapn.pt