Solidão e Redes Sociais




«No âmbito da colaboração entre a Universidade Católica/Porto e a Associação Coração Amarelo (ACA) que se vem desenvolvendo no sentido da formação inicial e contínua dos voluntários que prestam apoio a idosos isolados, decidiram as duas entidades organizar, no próximo dia 17 de Outubro, um Seminário sobre Envelhecimento Activo, Solidão e Redes Sociais.
Trata-se do IV Seminário da ACA, o primeiro a realizar no Porto, a partir da Delegação local.
Com este Seminário pretende-se sensibilizar voluntários, estudiosos e público em geral, para as questões relacionadas com o envelhecimento ativo - que neste ano de 2012 constitui um tema de discussão e reflexão proposto pelo Parlamento Europeu.

A noção de envelhecimento ativo refere-se à possibilidade de envelhecer com saúde e autonomia, continuando a participar plenamente na sociedade enquanto cidadão ativo. Independentemente da idade, todos podem desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida.

Para tal há que romper as cadeias da solidão e construir e fortalecer redes sociais de um modo eficaz, valorizando os saberes e potencialidades de todos e cada um, visando a construção de uma sociedade verdadeiramente humana porque respeitadora da Pessoa.

Para descarregar o Programa - clique aqui
Para inscrições (2€) -
Clique aqui