Refletir para Agir



«A Associação Infante D. Henrique – Associação para o Desenvolvimento do Centro Histórico do Porto está a organizar a conferência Centros Históricos – Património Edificado vs Património Vivido?- uma partilha de experiências”, a decorrer no próximo dia 7 de Julho de 2012, pelas 14:15 no Auditório do Palácio da Bolsa.  Esta constituirá o segundo momento do ciclo de conferências “Refletir para Agir” a decorrer ao longo de 2012.
No primeiro momento do ciclo Refletir para Agir, debatemos a(s) identidade(s) do Centro Histórico do Porto, percebendo que nela assumem um lugar de destaque as pessoas que o povoam. No entanto, foi igualmente reconhecido, que a valorização do património humano tem vindo a ser comprometida com fenómenos de especulação imobiliária cada vez mais presentes no território.
Perante este contexto, temos o mote para debater qual é afinal o lugar das gentes na alma dos territórios históricos, trazendo ao Porto a experiência de outras cidades.
Os nossos objectivos com esta conferência passam assim por:
·  Debater o fenómeno da gentrificação e seus impactos nos Centros Históricos das cidades.
·  Promover a partilha de experiências e boas práticas de dois centros históricos (Barcelona e Guimarães) ao nível da gestão conciliada do seu património histórico e humano.
·  Conhecer os objectivos da gestão do Centro Histórico do Porto no domínio do seu património humano.
entrada é livre, com inscrição prévia até 3 de Julho de 2012 para geral@aidh.com ou 92 6664181