“Os sem-abrigo e o direito à habitação no contexto de crise”




Encontro europeu reúne mais de 150 pessoas

em situação de pobreza e exclusão social

“Sem-Abrigo em Portugal – Quebrar o silêncio!”. Assim se intitula o vídeo que a delegação portuguesa da EAPN Portugal apresenta, amanhã, no Palace Egmont, na Place du Petit Sablon, em Bruxelas, durante o 11º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e Exclusão Social, onde participam mais de 150 pessoas, de 30 países europeus, com experiência direta de situações de pobreza e de dificuldade de acesso à habitação.

«É a primeira vez que faço parte desta iniciativa e acho muito interessante podermos dar o nosso testemunho de viva voz. Falarmos das nossas experiências, daquilo que vivenciamos enquanto, por exemplo, sem-abrigo» explica Ana Maria Pereira, 39 anos, representante do distrito de Faro, momentos antes de entrar no avião.

 “Os sem-abrigo e o direito à habitação no contexto de crise”, é o tema deste encontro e o grupo português trabalhou no sentido de revelar algumas questões que urge resolver. Por isso, a iniciativa visa influenciar os decisores políticos, europeus e nacionais, aproximando-os o mais possível da realidade e das dificuldades de quem vive, de fato, os problemas abordados. Possibilitar a troca de opiniões e experiências acerca de políticas e medidas que permitam garantir que as pessoas em situação de pobreza, incluindo os sem-abrigo, tenham acesso a uma habitação adequada, condigna e financeiramente viável, é o principal objetivo do evento que decorre sob a égide oficial da presidência dinamarquesa da União Europeia.



Pode continuar a ler esta notícia aqui