Grupo de Ação Direta Anti Pobreza



Movimento jovem de Viana do Castelo
Leva ao palco "Som da Desigualdade", dia 24 de Maio

Movimento GADAP (Grupo de Ação Direta Anti Pobreza) é uma iniciativa da EAPN Portugal, dinamizada pelo núcleo distrital de Viana do Castelo em estreita parceria com a Escola Secundária de Monserrate (ESM) daquela cidade e visa mobilizar a população jovem para a recusa da pobreza e das desigualdades sociais.
“Portugal apresenta um coeficiente de Gini muito elevado, quando comparado com outros países, tanto da OCDE como da EU” e uma das componentes desta ação é informar e formar os jovens das escolas sobre as causas e consequências da pobreza material.
Esta iniciativa resulta, também, “da constatação do elevado grau de desconhecimento dos jovens relativamente à pobreza e das suas causas, e, sobretudo, da própria vulnerabilidade dos jovens a este fenómeno”. Debates sobre a pobreza e sobre a situação económica e social e a encenação da peça de teatro “O Som da Desigualdade”, da autoria de Hélder Pena, técnico da EAPN Portugal, são duas das vertentes com mais visibilidade.
A peça é encenada no próximo dia 24 de maio, na ESM e, depois, levada a outras escolas. Dramatiza a desigualdade na distribuição da riqueza e, no final, propõe uma solução Declaração por um Portugal mais Justo, sujeita à votação do público. Todos aqueles que votarem na Declaração e assinarem o Livro do Movimento GADAP, aceitam que a Pobreza tem solução e passam a pertencer, formalmente, ao movimento.

+ INFO

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti – PobrezaNúcleo Distrital de Viana do CasteloAvenida Rocha Paris, Vila Rosa, nº 1034900-408 Viana do CasteloT.: 258 817 034Fax: 258 817 035vianadocastelo@eapn.ptwww.eapn.pt