“Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis: Realidades e Perspetivas”




Hoje, apresentação pública do livro
Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis: Realidades e Perspetivas

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), consciente das suas responsabilidades no campo da promoção de uma cultura científica de qualidade, traz à estampa, através da sua Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), o livro “Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis: Realidades e Perspetivas”.
Esta edição é uma obra coletiva resultante dos diversos trabalhos apresentados no âmbito do “I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis” (I CNCSIJ), levado a efeito pela Escola Superior de Saúde Viseu em novembro de 2011. Este congresso, relembre-se, insere-se no projeto "Monitorização de Indicadores de Saúde Infanto-Juvenil: Impacto na Educação para a Saúde", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, e tem como entidade proponente e promotora o Instituto Politécnico de Viseu e as entidades parceiras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Évora.
O livro, que agora se apresenta, compila artigos, comunicações, posters e outros trabalhos apresentados no “I CNCSIJ”, e tem a educação sexual e os comportamentos alimentares saudáveis como temática central, no propósito maior de contribuir para a construção de respostas educativas adequadas a estes assuntos prementes da nossa sociedade, abordando ainda outros domínios de interesse no campo da Educação para a Saúde.
Esta edição conta com trabalhos da autoria de diversos investigadores portugueses, angolanos, brasileiros e timorenses, e tem idoneidade científica devidamente validada pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde de Viseu.
A sessão solene de apresentação pública da obra decorre no próximo dia 14 de maio (segunda-feira), a partir das 14:30 horas, no Auditório da ESSV. O programa do evento incluiu uma conferência alusiva à temática abordada “Importância dos Comportamentos em Saúde Pública”, proferida pelo Doutor Francisco George, Diretor-Geral de Saúde e autor do prefácio do livro, e moderada pelo Professor Carlos Albuquerque, Docente da ESSV e Investigador Responsável do Projeto MISIJ (Monitorização de Indicadores de Saúde Infanto-Juvenil). O lançamento do livro conta ainda com a presença do Engenheiro Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Professor Carlos Pereira, Presidente da Escola Superior de Saúde de Viseu, Professora Manuela Ferreira, Presidente do Conselho Técnico Científico da ESSV e Professora Isabel Bica, Presidente do Conselho Pedagógico desta Escola Superior do Instituto Politécnico de Viseu.»