Exposição “Voluntariado 2011”


«No âmbito do Ano Internacional dos Voluntários comemorado em 2011, está patente no Agrupamento de Escolas de Tondela, de 1 a 15 de Março, uma exposição documental denominada “VOLUNTARIADO 2011, uma produção da Direcção Regional do Centro do Instituto Português da Juventude.


O ano passado assinalou-se em simultâneo o Ano Internacional dos Voluntários e o 10º aniversário do Ano Europeu do Voluntariado.
A Direcção Regional do Centro do Instituto Português da Juventude, IP associou-se como forma de assinalar e comemorar esta efeméride com a mostra VOLUNTARIADO2011.
VOLUNTARIADO2011 é uma oportunidade para demonstrar, que as actividades de voluntariado reforçam a participação cívica e podem ajudar a desenvolver um sentimento de pertença e um empenhamento por parte dos Jovens em relação à sociedade em que estão inseridos seja a nível Local, Regional ou mesmo Nacional.
Pretende-se dar visibilidade ao trabalho realizado pelas Associações Juvenis enquanto agentes de Educação Não Formal, IPSS’s, ONG’s e Instituições, em diversas áreas. Estas propiciam oportunidades de voluntariado aos Jovens, devendo ser encaradas como partes activas e interessadas na área do Voluntariado.
Uma parte considerável do trabalho que desenvolvem é com base no Voluntariado. São lideradas por voluntários e representam centenas de Jovens que diariamente se dedicam às mais diversas causas voluntariamente.
O voluntariado é uma das dimensões fulcrais da cidadania activa e da democracia. É a manifestação de uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais. É uma forma de ser solidário colocando os nossos talentos e algum do nosso tempo em actividades ao serviço dos outros, em acções sem fins lucrativos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da nossa comunidade.
As actividades de voluntariado constituem uma experiência enriquecedora, permitem o desenvolvimento de capacidades e competências sociais dos voluntários de todas as idades.
Em todo o seu historial o Instituto Português da Juventude em parceria com diferentes ministérios, autarquias, associações dinamizou e incentivou milhares de Jovens em prol do trabalho voluntário.
Destacando-se nos últimos 10 anos programas que promoveram a participação cívica e enalteceram o Voluntariado Jovem, nomeadamente; Jovens Voluntários para a Solidariedade – JVS, Euro2004, Ocupação dos Tempos Livres – OTL, Campos de Trabalho, Serviço Voluntário Europeu - SVE, apoio nos jogos da Liga de Futebol, Jovens Voluntários para as Florestas que celebrou em 2011 6 anos de existência, sendo que neste período foram envolvidos mais de 40 000 Jovens. Também eles contribuíram para somar aos 93 milhões de voluntários europeus.
O sucesso resulta do envolvimento das entidades locais e da adesão dos Jovens Voluntários.
VOLUNTARIADO2011 é também um desafio para todos aqueles que até aos dias de hoje não participaram em qualquer actividade de voluntariado, experimentem ser voluntários e venham Marcar a Diferença».
“O Futuro dependerá daquilo que fazemos no Presente” Gandhi


+ INFO
 IPJ de Viseu
tel. – 232 483 410 /




Comentários