Conferência: “De casa à escola, percursos de desvio”

A Escola Superior de Educação de Torres Novas promove, no próximo dia 15 de março, às 21 horas, no seu Auditório,  a conferência intitulada

 “De casa à escola, percursos de desvio”


“Tendo por base os quatro pilares da Educação, definidos pela Unesco a partir do Relatório de Jacques Delors, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, qual é o papel de cada um dos agentes socializadores, Família, escola e comunidade, nestas tarefas? Sendo certo que a educação familiar será a base de construção da personalidade e identidade dos adolescentes e jovens, parece poder inferir-se que cabe à família a transmissão dos valores pessoais e de cultura familiar e comunitária que permitem à aquisição dos sentimentos de pertença. À escola, caberá também uma parte importante do projecto de vida destes adolescentes e jovens. E será na unidade de intervenção entre a escola e a família que poderá estar a justificação para o sucesso ou insucesso da educação para a cidadania. Importa, por isso, mobilizar todas as competências para educar os nossos filhos e alunos no valor da palavra contra o uso da violência. Mas parece claro que, em grande parte, as atitudes dos nossos educandos deriva do exemplo que formos capaz de oferecer-lhes. Como dizia Agostinho da Silva “ Demos nós próprios o exemplo, talvez nos sigam”.

Professor Doutor Adelino de Jesus Antunes*

A conferência será ministrada pelo *Professor Doutor Adelino de Jesus Antunes – Mestre em Sociologia do Crime e da Violência, Doutor em Sociologia e investigador da CESNOVA.
A entrada é livre, porém com inscrição obrigatória (espaço limitado a 140 lugares). Caso tenha interesse em estar presente nesta conferência, agradecíamos o envio de um e-mail para alexandra@esetn.pt com o assunto: “presença na conferência “De casa à escola, percursos de desvio”.

+ INFO
Departamento de Comunicação/Formação
Escola Superior de Educação de Torres Novas
Telf. 249 824 892

Comentários