Agenda Digital para a Europa


« A Comissão Europeia (CE) fez o primeiro balanço anual da Agenda Digital para a Europa, no qual são apresentados os progressos conseguidos em 2011 nos oito pilares que compõem esta iniciativa, que faz parte da estratégia económica europeia para 2020.

Para além do balanço, a CE deu também conhecer quais as medidas a serem implementadas até 2013 nos vários pilares, e tanto pelas instâncias comunitárias (CE, Conselho e Parlamento europeus) como pelos Estados-Membros.
Em termos de balanço, no que concerne ao primeiro pilar da Agenda Digital, a criação de um mercado único digital vibrante, das 21 medidas previstas, oitos foram executadas, cinco adiadas e oitos estão em execução. Já no que se refere ao segundo pilar, que se refere à interoperabilidade e aos standards, os números referem que três medidas estão concluídas, o mesmo número de medidas está em curso e uma foi adiada. Quanto ao pilar da confiança e da segurança na Internet, estão duas acções concluídas, duas calendarizadas e as restantes em execução, não havendo adiamentos. No acesso à Internet rápida e ultra-rápida, o panorama aponta para três medidas concluída e quatro em curso.
Nos restantes quatro pilares da Agenda Digital o cenário em semelhante, com várias medidas concluídas e outras tantas em curso. No que se refere à Investigação e Inovação, uma acção está terminada e estão seis em curso, sendo que as mesmas são de conclusão a longo prazo. Na área da Literacia, Inclusão e Competências Digitais, três medidas estão concluídas, três calendarizadas e as restantes seis encontram-se em fase de execução. No campo da concretização dos benefícios da Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no dia-a-dia das sociedades, a CE considera que os progressos poderiam ser maiores. Das 28 medidas previstas, cinco estão concluídas, uma está parcialmente concluída, oito estão calendarizadas e as restantes em curso. Mas a CE refere que a maior parte das acções deste pilar estão previstas para o período entre 2012-2015. No último pilar, que tem a ver com o relacionamento internacional, uma medida está concretizada e outras três em curso.» [...]


Continua AQUI

Comentários