EAPN envia carta aos primeiros - ministros da União Europeia


[ da direita para a esquerda: Fintan Farrel e Ludo Horemans]

« A União está em risco:
deve ser dada prioridade à solidariedade e a uma Estratégia Europa 2020 inclusiva


Antecedendo o Conselho Europeu que terá lugar nos dias 8 e 9 de dezembro, que incidirá sobre a crise na zona euro e definirá os passos no domínio económico para o próximo semestre, a EAPN enviou uma carta aos primeiros-ministros da União Europeia [UE] onde apresenta as suas propostas para sair da crise, dando prioridade à solidariedade e à inclusão na Estratégia Europeia 2020.

É inaceitável que na Estratégia Europa 2020, o crescimento inclusivo e o objetivo quantificado de redução da pobreza sejam subordinados ao objetivo dominante de estabilizar o euro através de medidas que geram mais pobreza, exclusão e desigualdades», declarou Ludo Horemans, presidente da EAPN.

A EAPN lembra também na sua carta aos Primeiros-Ministros o resultado da recente sondagem do Eurobarómetro (28 de novembro), que revelou a imagem negativa que os cidadãos europeus têm das ações das instituições europeias, inclusive a queda significativa do número de pessoas que pensam que a UE tem um impacto positivo (78-62% em 2009; 67-48% hoje).

Apesar da EAPN reconhecer a importância vital dos serviços públicos acessíveis e de qualidade, "o acesso a estes serviços deve ser acompanhado do investimento em sistemas de proteção social e do aumento dos níveis de rendimento mínimo. Trata-se de medidas fundamentais, que defendem os direitos sociais e têm um impacto positivo no crescimento, no emprego e na inclusão", acrescentou Fintan Farrell, diretor da EAPN.

A carta da EAPN expressa mensagens e ações fundamentais que abrangem os seguintes pontos:

  • A solidariedade em primeiro lugar e uma Europa a uma só velocidade para todos/as

  • A defesa de uma União Europeia social e democrática

  • Fazer da Europa 2020 a estratégia global

  • Gestão do impacto social da crise e do aumento dos níveis de pobreza, de desigualdade e de exclusão social através de ações alicerçadas na inclusão ativa integrada, no investimento social e num new deal que promove soluções multidimensionais para todos os grupos .
Documentos EAPN aqui e carta aqui

+ INFO


Nellie Epinat
Tel: +32 474 797934
Telemóvel +32 2 229.58.50
fax. +32 2 226 58 69

Comentários