[ da direita para a esquerda: Fintan Farrel e Ludo Horemans]
« A União está em risco:
deve ser dada prioridade à solidariedade e a uma Estratégia Europa 2020 inclusiva
Antecedendo o Conselho Europeu que terá lugar nos dias 8 e 9 de dezembro, que incidirá sobre a crise na zona euro e definirá os passos no domínio económico para o próximo semestre, a EAPN enviou uma carta aos primeiros-ministros da União Europeia [UE] onde apresenta as suas propostas para sair da crise, dando prioridade à solidariedade e à inclusão na Estratégia Europeia 2020.
É inaceitável que na Estratégia Europa 2020, o crescimento inclusivo e o objetivo quantificado de redução da pobreza sejam subordinados ao objetivo dominante de estabilizar o euro através de medidas que geram mais pobreza, exclusão e desigualdades», declarou Ludo Horemans, presidente da EAPN.
A EAPN lembra também na sua carta aos Primeiros-Ministros o resultado da recente sondagem do Eurobarómetro (28 de novembro), que revelou a imagem negativa que os cidadãos europeus têm das ações das instituições europeias, inclusive a queda significativa do número de pessoas que pensam que a UE tem um impacto positivo (78-62% em 2009; 67-48% hoje).
Apesar da EAPN reconhecer a importância vital dos serviços públicos acessíveis e de qualidade, "o acesso a estes serviços deve ser acompanhado do investimento em sistemas de proteção social e do aumento dos níveis de rendimento mínimo. Trata-se de medidas fundamentais, que defendem os direitos sociais e têm um impacto positivo no crescimento, no emprego e na inclusão", acrescentou Fintan Farrell, diretor da EAPN.
A carta da EAPN expressa mensagens e ações fundamentais que abrangem os seguintes pontos:
- A solidariedade em primeiro lugar e uma Europa a uma só velocidade para todos/as
- A defesa de uma União Europeia social e democrática
- Fazer da Europa 2020 a estratégia global
- Gestão do impacto social da crise e do aumento dos níveis de pobreza, de desigualdade e de exclusão social através de ações alicerçadas na inclusão ativa integrada, no investimento social e num new deal que promove soluções multidimensionais para todos os grupos .
+ INFO
Nellie Epinat
Tel: +32 474 797934
Telemóvel +32 2 229.58.50
fax. +32 2 226 58 69
Comentários
Enviar um comentário