5 de Dezembro, no Instituto Português da Juventude de Beja
«Estudos internacionais têm demonstrado a existência de um baixo grau de compreensão das questões financeiras por parte dos consumidores. A informação disponibilizada está concebida para consumidores médios não acautelando os baixos níveis de literacia funcional, impedindo a tomada de decisões financeiras adequadas. Os grupos socialmente desfavorecidos são os principais afectados, na medida em que não dispõem de competências que lhes permita uma gestão eficiente do seu orçamento e quando confrontados com situações de dificuldade podem, por exemplo, recorrer ao crédito, sem que muitas vezes consigam posteriormente assumir os compromissos contratualizados.
Muitas destas famílias são acompanhadas pelas IPSS, os serviços sociais das empresas e das Câmaras Municipais, que estão no terreno e lidam directamente com as pessoas carenciadas, e a quem lhes é solicitada ajuda. Assim, é necessário informar/formar os técnicos que trabalham com estas famílias carenciadas, para o desenvolvimento das competências neste domínio que lhes permita o devido acompanhamento e encaminhamentos destas situações.
Neste contexto, a DECO, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, procura dar o seu contributo para a melhoria das competências de literacia financeira das familias portuguesas.»
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