VII Encontro Luso-Espanhol de Fundações


“Escutar a Sociedade” é o tema do VII Encontro Luso-Espanhol de Fundações que terá lugar nos dias 20 e 21 de Outubro, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora. Promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, o Encontro junta responsáveis e quadros pela gestão das Fundações portuguesas e espanholas e opinion makers, entre os quais investigadores, professores e economistas, na discussão de temas ligados aos desafios enfrentados pelo sector na promoção do desenvolvimento comunitário.

A edição deste ano, sublinhando a pluralidade de visões, pretende reflectir não somente o papel que as Fundações desempenham na resposta às questões cada vez mais exigentes das sociedades contemporâneas, como ainda, e sobretudo, conhecer, escutar e explorar as propostas e contributos que outras instituições e personalidades da sociedade têm no desenvolvimento como um todo, no espaço ibérico.

À semelhança das anteriores edições, o VII Encontro conta com o contributo de prestigiadas figuras de diferentes sectores da sociedade portuguesa e espanhola, das quais destacamos, logo na sessão de abertura, a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, António Ventura Diaz Diaz, Director da Fundación Academia Europea de Yuste e Eduardo Pereira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

Organizado entre conferências de trabalho, debates e um workshop, o VII Encontro Luso-Espanhol de Fundações abre, no dia 20, com as intervenções de Maria do Carmo Fonseca, Investigadora e Directora do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Juan José Álvarez, Professor de Direito Internacional Privado na Universidade do País Basco e António Pinto Ribeiro, Professor Universitário, Programador Cultural e Ensaísta, ao qual se segue o debate moderado pelo Presidente da Fundação Fernando Pessoa, Salvato Trigo.

Durante a tarde, a mesa de oradores é composta por Vitor Bento, Presidente da SIBS e Conselheiro de Estado, Estela Barbot, Economista e Conselheira do Fundo Monetário Internacional e Maria Manuela Silva, Economista no Instituto Superior de Economia e Gestão. O debate será moderado por Carlos Paramés, Vogal do Patronato da PRODEFA.

O dia 21 inicia com as intervenções de Soumodip Sarkar, Director do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, Celso Grecco, Presidente da Bolsa de Valores Sociais e José Carlos Gracia Fajardo, Professor Emérito da Universidad Compluitense de Madrid e Fundador da ONG Solidarios para el Desarrollo.

De destacar ainda, pelas 11h30, o workshop orientado pela iMatch – Inovation Ignition e a Sessão de Encerramento que contará com a presença de Emílio Rui Vilar, Presidente da Direcção do Centro Português de Fundações e Carlos Alvarez, Vice-Presidente da Asociación Espanhola de Fundaciones.

Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida foi criada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, tendo por missão promover o desenvolvimento integrado da região de Évora numa perspectiva de valorização do capital humano e da sustentabilidade, através da criação de oportunidades culturais, educativas e sociais para as pessoas.

Encontro Luso Espanhol de Fundações

A Fundação Eugénio de Almeida promove, desde 2005, o Encontro Luso-Espanhol de Fundações, fórum no qual responsáveis e quadros pela gestão das Fundações portuguesas e espanholas reflectem sobre temas de interesse comum, na perspectiva da aproximação e cooperação para o desenvolvimento. Os Encontros contam com a colaboração do Centro Português de Fundações (CPF) e da Asociacion Española de Fundaciones(AEF).

+ INFOFundação Eugénio de Almeida
Maria do Carmo Mendes
Assessora de Comunicação
Tel. 266 748 326
email:carmo.mendes@fea.pt

Comentários