EAPN em Cracóvia, apela a investimento urgente na Europa social



EAPN quer medidas urgentes para cumprir objetivos da Estratégia Europa 2020

Invistam já na Europa social, apela Ludo Horemans!

A European Anti-Poverty Network ( EAPN ) avaliou os Programas Nacionais de Reforma (PNR), que no âmbito da Estratégia Europa 2020 devem  convergir para o objetivo de redução da pobreza. Para a EAPN a atual abordagem de governança económica face à crise opõe-se ao compromisso claro para com um crescimento inclusivo, um dos pilares daquele documento. Com tal abordagem, a pobreza e as desigualdades, longe de serem reduzidas, só podem aumentar.  Preocupações e recomendações que a EAPN levará a Cracóvia, já na próxima semana.


Nos dias 17 e 18 de outubro tem lugar em Cracóvia, na Polónia, a 1ª convenção anual da Plataforma Europeia de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.
«Devemos enfrentar esta realidade e responder verdadeiramente ao objetivo fixado para a redução da pobreza » disse Ludo Horemans, presidente da EAPN, acrescentando que «a convenção deve apelar a uma ação urgente contra as medidas de austeridade das quais os pobres são as maiores vítimas e a medidas que respondem a um equilíbrio entre as prioridades económicas e sociais, investindo numa Europa social e sustentável ».

« A menos que as principais propostas políticas, entre as quais as políticas económicas, sejam alvo de uma avaliação séria quanto ao seu impacto social e sejam o resultado de uma participação ativa de todas as partes envolvidas, entre as quais as ONGs de luta contra a pobreza, o objetivo fixado em matéria de redução da pobreza corre o risco de ser visto não como um compromisso sério mas como uma forma de propaganda», declarou Fintan Farrell, diretor da EAPN. «Sem uma estratégia credível de luta contra a pobreza e as desigualdades crescentes, a União Europeia perderá a sua imagem de promotora do desenvolvimento social sustentável e o apoio da maioria dos cidadãos europeus», concluiu o dirigente.


Documentos a consultar:


• Mensagens da EAPN para a 1ª Convenção Anual (em inglês)

http://www.eapn.eu/images/stories/docs/EAPN-position-papers-and-reports/key-messages-annual-convention-17-10-2011.pdf


• Análise dos Programas Nacionais de Reforma (EAPN): para um crescimento inclusivo – façamos com que o coração da Europa volte a bater ! (Deliver Inclusive Growth – Put the heart back in Europe!)

http://www.eapn.eu/images/stories/docs/EAPN-position-papers-and-reports/2011-eapn-nrp-report.pdf

Comentários