«A Europa está a viver um momento muito especial e crítico.
Em 2010 foi fechado um ciclo político, um ciclo onde, desde 2000, a União Europeia deveria promover um conjunto de políticas mais eficazes para combater a pobreza e a exclusão social. Infelizmente, o efeito esperado, destas estratégias, não aconteceu. Em 2008 (últimos dados disponíveis) 84 milhões de pessoas viviam em risco de pobreza. É possível que em 2010 e 2011 este número tenha sofrido um grande aumento.
Tendo em consideração esta situação, está claro que velhas políticas e lideranças e visões antigas, ultrapassadas, não são capazes de enfrentar eficazmente o problema. É claro que a União Europeia necessita de uma abordagem nova e mais precisa. É claro que a União Europeia precisa de um novo tipo de governança e liderança. É claro que a União Europeia precisa de um novo coração!
Assim, e no contexto da 2 ª edição do evento "Lisboa 2011 - Maior exposição fotográfica do mundo" e, ainda, da Assembleia Geral da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza - foram reunidas diversas fotografias para que fosse transmitida uma mensagem crucial à União Europeia. Esta exposição teve lugar em Lisboa (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA), reunindo o trabalho de fotógrafos de 21 países da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.»
Comentários
Enviar um comentário