Crianças e jovens em risco


Dia 29 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian

 “CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO - A FAMÍLIA NO CENTRO DA INTERVENÇÃO”

«SOBRE O PROGRAMA Crianças e Jovens em Risco

Em 2007, na sequência da criação do Programa Crianças e Jovens em Risco, sob a coordenação científica do Prof. Doutor Daniel Sampaio, e da realização de um concurso para projectos no âmbito da Formação Parental, foram seleccionados 8 projectos-piloto que se realizaram ao longo de 3 anos nos Concelhos de Lisboa, Setúbal, Amadora e Sintra.
Um dos requisitos essenciais para a selecção das entidades promotoras dos projectos era a experiência directa no terreno com actividades no âmbito da formação parental. As entidades seleccionadas foram as seguintes:

• Em Lisboa: Associação Arisco e Centro Dr. João dos Santos - Casa da Praia;

• Em Setúbal: Questão de Equilíbrio e Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida”;

• Na Amadora: Associação Pressley Ridge e Instituto das Comunidades Educativas;

• Em Sintra: Associação Margens e Movimento de Defesa da Vida.

Estes projectos-piloto com parcerias estabelecidas com entidades locais e em articulação com as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens da zona, foram acompanhados pela equipa técnica através da realização de reuniões alargadas na Fundação com as equipas e com as instituições parceiras, de visitas aos locais de implementação, e de relatórios semestrais com formulário criado para o efeito com indicadores qualitativos e quantitativos dos projectos.
Deste conjunto de elementos, e da reflexão feita ao longo deste triénio surge o livro “Crianças e Jovens em Risco – a Família no Centro da Intervenção”, que para além de nos dar conhecimento do número de crianças, famílias e cuidadores beneficiários destas acções, nos faz uma caracterização global e por projecto das crianças e respectivas famílias, faz uma reflexão partilhada entre os diferentes intervenientes deste processo e termina com a apresentação de um conjunto de princípios de intervenção que podem constituir possíveis orientações para futuros projectos nesta área.»

 + INFO
Av. de Berna, 45A

1067-001 Lisboa

Telf: +351217823544

pgdh@gulbenkian.pt

http://www.gulbenkian.pt/desenvolvimentohumano

Comentários