«Este livro de contos e provérbios tradicionais europeus é resultado do trabalho desenvolvido pelos(as) Jovens Agentes para uma Cidadania Europeia Activa, envolvidos no projecto “Na Europa Eu Conto”, promovido e dinamizado pela Associação PAR – Respostas Sociais.

Com este livro procurámos realizar uma viagem pela diversidade cultural que possibilite encontrar, na diferença, valores comuns a uma cultura europeia, tais como: dignidade, paz, liberdade, respeito mútuo, responsabilidade, tolerância, partilha, justiça, solidariedade, conhecimento.
E porque os contos reflectem os valores e a cultura dos seus países, esta iniciativa tem como objectivo valorizar e promover a diversidade cultural, compreendendo as diferenças, fomentando a tolerância e celebrando o diálogo intercultural.
Durante todo o projecto foram reconhecidas e sublinhadas as vantagens, responsabilidades, direitos e deveres de uma Cidadania Europeia. No entanto, e porque alguns e algumas jovens participantes são oriundos(as) de países/estados não pertencentes à U.E., alargámos a pesquisa de contos e provérbios a todo o Continente Europeu.
De forma a enaltecer a partilha e enlace de culturas e valores europeus, onde o resultado final é superior à simples soma das partes, o livro é composto por duas novas estórias/contos, que nos são apresentadas no final da Obra. “O Peixinho Mágico” e “Uma Noite de Luar” são fruto do trabalho dos(as) jovens agentes que, imergindo no universo da tradição oral, dos contos e provérbios populares europeus, puderam criar estes dois novos contos que têm a particularidade de serem constituídos com personagens cuidadosamente escolhidas dos restantes contos que compõe o livro. Da mesma forma, também os provérbios e respectivos valores morais/culturais/sociais que acompanham os dois novos contos foram seleccionados e criados pelos(as) jovens.
E porque a tradição popular é espelho da observação e reflexão da sua gente, os(as) jovens lançaram a sua palavra nestes dois novos contos e provérbios que, quem sabe um dia, poderão correr na tradição oral de outros cidadãos e outras gerações portuguesas e/ou Europeias.»

Para encomendar o livro poderá utilizar este e-mail: eu.conto@par.org.pt

Comentários