Seminário Ibérico: o papel do voluntario nas politicas sociais



Com o objectivo de debater a problemática do papel do voluntário nas políticas sociais em Portugal e em Espanha e, ainda, partilhar conhecimentos entre os diferentes atores, decorre, no próximo dia 28 de Abril, no Cine Teatro Pax- Júlia, em Beja, um Seminário Ibérico, organizado pelo Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal.

Será «um momento de partilha de conhecimentos entre os diferentes atores e lançar pistas para intervenções sociais mais eficazes, onde se irá juntar Instituições Particulares de Solidariedade Social e organismos públicos. Consolidado o estado nacional, vários fatores como a distância dos cidadãos ao poder, a ineficácia de uma cidadania abstrata e homogeneizadora e a falta de participação democrática vieram forçar a uma maior atenção ao espaço social local e municipal. No domínio das políticas sociais, a proximidade entre a origem dos problemas e a sua sede de resolução revela-se altamente desejável e isto explica o facto de muitos países terem adotado um sistema de forte descentralização ou de localização das políticas, designadamente no campo assistencial coletivo e individual. É neste sentido que o Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal relança o debate para uma maior localização das politicas sociais, sem esquecer o papel do individuo como agente voluntário e revestir o setor do voluntariado da maior celeridade no sentido de provocar uma maior eficácia. O voluntário é rico e intenso na sua atividade, com olhos postos no indivíduo, grupo ou comunidade, freguesia ou concelho onde se desenrolam programas de enorme relevo o ganho social obtido.

Paralelamente ao evento será realizada uma Mostra e Feira de Voluntariado com o objetivo de dar a conhecer as intervenções realizadas no Distrito de Beja para um conhecimento recíproco das formas como se pode combater a pobreza aumentando a capacidade das politicas sociais e o papel do voluntário.

Informação redigida e enviada por Anselmo Prudêncio

+ INFO
Núcleo Distrital de Beja
n.beja@eapn.pt
Rua de Mértola 43 2º Esq.
7800-475 Beja
Tel. 00351 284 325 744 Fax. 00351 284 325 745
http://www.eapn.pt/

Comentários