Apresentação dos resultados da 3ª edição do estudo MIPEX

«Apresentação dos resultados da 3ª edição do estudo MIPEX (Migrant Integration Policy Index) e discussão das conclusões. O encontro conta com a presença de elementos do Migration Policy Group e do British Council e integra ainda uma mesa redonda em que participarão especialistas da área das migrações em Portugal, como Rosário Farmhouse, Alta-Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural, e Roberto Carneiro, coordenador científico do Observatório da Imigração.

Este projecto, liderado pelo Migration Policy Group e pelo British Council e do qual a Fundação Calouste Gulbenkian é parceira em Portugal, avalia e compara, desde 2004, as políticas de imigração vigentes em 31 países (os 27 Estados-membros da União Europeia e a Noruega, a Suíça, o Canadá e os Estados Unidos da América), através de 148 indicadores.
À semelhança da segunda edição deste estudo, Portugal continua a ser o segundo país com melhores políticas de integração de imigrantes, de acordo com os resultados apresentados em Bruxelas no passado dia 28 de Fevereiro. A encabeçar a lista está a Suécia.
Para avaliar o caminho que o imigrante tem que percorrer até à sua plena integração no país de acolhimento, este ranking tem em conta sete áreas dentro das políticas de integração: acesso ao mercado de trabalho; reagrupamento familiar; educação; participação política; residência permanente; acesso à nacionalidade e anti-discriminação. Portugal obtém o primeiro lugar no que concerne ao acesso à nacionalidade e às políticas de reagrupamento familiar».
Fonte e programa AQUI

Comentários