"Estados de Espírito e Poder"

«No próximo dia 19 de Fevereiro, às 17h, o Observatório dos Direitos Humanos vai promover, na FNAC de Santa Catarina no Porto, o lançamento da trilogia "Estados de Espírito e Poder" das obras de autoria de António Pedro Dores, com apresentação de João Teixeira Lopes.

António Pedro Dores é Professor Auxiliar no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE). A temática da violação dos Direitos Humanos nas prisões Portuguesas é uma das principais acções da Associação contra a Exclusão e pelo Desenvolvimento, entidade a que preside. A trilogia pretende mostrar que o estudo descomplexado do poder pode ser uma ajuda para se aprender a fazer face a desafios maiores. O poder nas prisões é institucional e culturalmente vivido de forma mais crua e com menos restrições morais. Foram elas que serviram de inspiração e de guia. Trata-se de expor a figura do carcereiro como proibidor, do prisioneiro como submetido e do delinquente como marginal e verificar como, afinal, são tudo figuras do nosso quotidiano e, ao mesmo tempo, orientações para o devir de cada ser humano, e da humanidade como um todo, confrontados com os seus problemas existenciais.
Convidamos-vos também a participar no debate "Atrás dos altos muros: reclusão e direitos humanos", que antecederá esta apresentação, a decorrer a partir das 15h, no mesmo local».

Comentários