Projecto "Crescer na cidadania"


«O Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal e o Município de Castelo Branco,  deram as mãos e numa jornada conjunta decidiram, no âmbito do ano Europeu do Voluntariado que se comemora em 2011, realizar um trabalho de consciencialização nos diversos agrupamentos de escolas do concelho. O projecto chama-se "Crescer na Cidadania".
Face ao trabalho de parceria já desenvolvida no ano 2010, vocacionado para a terceira idade, considerou-se oportuno conjugar as valências que cada instituição possui e fortalecer ainda mais este projecto.
É então nosso propósito sensibilizar as crianças e os jovens, assim como os vários actores que com eles contactam ao nível da escola, para o entendimento das questões da pobreza e da exclusão social, assim como o valor moral de ser voluntário, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de uma cultura do social que vise a solidariedade e a cooperação activa para lidar com estas questões e contribuir para a sua erradicação.
Procuraremos também desconstruir preconceitos existentes relativamente
Os objectivos desta campanha conjunta entre as duas instituições são os acima referidos que se fundem nas quatro metas principais incluídos no "Guia para Professores" da EAPN Portugal.
1. Reconhecimento do direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e a participar plenamente na sociedade;
2. Um aumento do sentimento de pertença colectiva relativamente às políticas de inclusão social, salientando a responsabilidade de todos na resolução da pobreza e da marginalização;
3. A existência de uma sociedade mais coesa onde não haja dúvidas de que a sociedade, no seu todo, beneficia com a erradicação da pobreza e com o desenvolvimento de grupos voluntários
4. Um compromisso de todos os actores porque um progresso real requer um esforço a longo prazo que envolva todos os níveis de governação».


Esta informação foi redigida pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal

Contactos:
EAPN Portugal
Núcleo Distrital de Castelo Branco


Morada:
Biblioteca Municipal
Campo Mártires da Pátria (Antigo Quartel da Devesa)
6000-000 Castelo Branco
Telefone: 272 328 333
Fax: 272 328 334
E-mail: castelobranco@reapn.org

www.reapn.org

Comentários