2011: Ano Europeu do Voluntariado




Incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade europeia, pelos Estados-membros e pelas autoridades locais e regionais para criar, na sociedade civil, condições propícias ao voluntariado na União Europeia e, ainda, aumentar a visibilidade dessas iniciativas é o grande objectivo do Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

Em Portugal, o organismo responsável por esta iniciativa é o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV). Elza Chambel, presidente do CNPV e a jornalista Fernanda Freitas lideram as iniciativas deste Ano Europeu que promete muita dinamização.

Em Portugal, a iniciativa vai permitir actualizar os registos feitos em 2001 de organizações e pessoas que actuam nesta área. No que concerne à Europa, está previsto um “tour” do voluntariado, que irá passar pelas capitais dos 27 Estados Membro.

Chamar a atenção dos europeus para importância do voluntariado como uma dimensão fulcral da cidadania activa e da democracia, promovendo a solidariedade e a não discriminação, é um dos motores deste mega evento que promete mobilizar a Europa.

Mais informação aqui

Comentários