A segunda edição da Universidade de Verão já tem data: de 15 a 18 de Setembro de 2010, em São Brás de Alportel.
« Centrada no percurso efectuado pelas Redes Sociais mas sobretudo nos caminhos de futuro, pretende-se este ano reflectir sobre boas práticas de intervenção comunitária, promotoras da participação da população e das empresas em processos de planeamento e na criação de resposta para os problemas sociais.
Definiu-se para tal um programa bastante ambicioso e rico na diversidade dos actores, das abordagens, dos instrumentos e dos projectos. E conta-se, para o efeito, com a presença de experiências nacionais e estrangeiras, que constituem uma mostra de soluções sociais inovadoras úteis para o trabalho desenvolvido pelas Redes Sociais. Fala-se em concreto de experiências promovidas no âmbito de processos de Agendas 21 Locais, centrados na participação dos cidadãos com vista à sustentabilidade dos territórios; de mecanismos de dinamização e participação comunitárias; de dispositivos de economia solidária baseada em sistema alternativos de produção e de consumo; de circuitos curtos de produção e consumo locais, como forma de satisfazer necessidades pessoais e incrementar a economia local; de sistemas comunitários de produção em contextos urbanos, entre muitos outros aspectos. A dinamização destes e de outros temas estará a cargo de diferentes actores, provenientes de autarquias, de organizações da sociedade civil, assim como de empresas.
Esta edição da Universidade de Verão destina-se, deste modo, a públicos muito diversos, em particular a Eleitos locais, técnicos das autarquias e de organizações da sociedade civil, empresários, professores e estudantes, assim como a cidadãos interessados e empenhados em despoletar processos de dinamização comunitária nos territórios onde vivem.
Esta Universidade de Verão é promovida por uma parceria composta pela Associação In Loco o Instituto de Segurança Social, IP. e o Centro de Estudos Sociais.»
Mais informação AQUI.
Comentários
Enviar um comentário