Dia 30 de Abril, o Teatro Municipal Pax-Julia, em Beja, recebe o Seminário Ibérico "A Criação de Riqueza como forma de combater a Pobreza".
De acordo com a organização «o presente tema surge da preocupação manifestada pelos actores sociais da região, tendo em consideração a implementação de investimentos públicos e privados no Baixo Alentejo, nomeadamente a Barragem de Alqueva, o Porto de Sines, o Aeroporto de Beja e o IP 8. Pretendemos dar um cariz Ibérico à presente iniciativa, uma vez que o
investimento realizado no Alqueva deverá modificar a estrutura agrícola alentejana e da região transfronteiriça espanhola (verifica-se um forte investimento espanhol agrícola na área de intervenção de Alqueva ao contrário do investimento português). Este conjunto de investimentos deverá lançar um novo rumo nas perspectivas dos alentejanos ao nível da criação de riqueza. Julgamos oportuno reflectir sobre estas alterações à luz da criação de riqueza como forma de combater a pobreza quer em Portugal, quer em Espanha. É nosso propósito suscitar o interesse da sociedade civil e da responsabilidade social de cada um e de todos para uma oportunidade que é cada vez mais transversal a toda a sociedade alentejana e portuguesa, independentemente da sua classe social, religião ou raça.
Pretendemos à semelhança dos anos anteriores despertar as consciências e enaltecer esta oportunidade como forma de combater a pobreza, marcando presença na agenda regional, nacional e ibérica, manifestando a preocupação da sociedade civil em capacitar os actores para uma intervenção mais adequada».
Esta iniciativa, organizada pelo Núcleo de Beja da REAPN, conta com a participação de diversas instituições. Mais informação pode ser solicitada através do e-mail n.beja@reapn.org e a ficha de inscrição pode ser encontrada AQUI.
Comentários
Enviar um comentário