AÇÃO DE FORMAÇÃO, Aveiro


Gestão e Mediação de Conflitos nas Organizações
Ao longo das últimas décadas, as organizações têm vivenciado inúmeras alterações. Dia após dia, pessoas de diferentes origens, religiões, formações académicas e visões políticas reúnem-se em organizações a fim de exercerem suas atividades profissionais. As interações entre os seus membros são importantes para o contexto social e devem-se procurar sinergias para alcançar metas e corresponder às expectativas das organizações para as quais desempenham as suas funções. Nem sempre existe uma interação harmoniosa, cujas causas podem ser atribuídas ao tipo de liderança exercida, ao grupo, à organização, entre outras. Todavia, a falta de sinergia resulta em perdas para todas as partes, principalmente para a organização. Assim, fazer com que grupos e pessoas procurem novas estratégias, ferramentas e procedimentos é fundamental para alcançar os resultados esperados. Neste cenário, a Mediação surge como um meio apropriado de resolução de problemas, no qual o mediador facilita a comunicação entre as partes envolvidas no conflito, de forma a permitir a construção de uma cultura de diálogo e paz social na organização.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Teoria do Conflito: Conceito e enquadramento; Tipologia de conflitos; Estilos pessoais de gestão de conflitos | 2. Negociação: Tipos de negociação; Estratégias de negociação; O modelo de Harvard | 3. Comunicação e Relacionamento Interpessoal: Comunicação e gestão das diferenças no relacionamento interpessoal; Estilos de Comunicação; Prática da Assertividade | 4. Inteligência Emocional e Criatividade na resolução de problemas: A importância da inteligência emocional e da positividade; Estratégias de gestão emocional e da ansiedade; Creative Problem Solving | 5. Mediação como método apropriado de resolução de conflitos: conceito, tipologia, princípios e modelos; O papel do mediador; Processo e prática da mediação.

OBJETIVO GERAL
Aprofundar os conhecimentos e as competências profissionais de gestão e mediação de conflitos em ordem a contribuir para a qualidade de vida das organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar aspetos psicossociológicos do conflito | Caracterizar os diversos tipos de negociação e suas técnicas | Dominar técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal | Conhecer e aplicar estratégias de resolução de problemas | Reconhecer a importância da mediação como estratégia de resolução de conflitos | Desenvolver competências práticas de mediação de conflitos, gestão de emoções e criatividade.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos expositivos e ativos. Recurso a metodologias de trabalho em grupo e roleplaying. Avaliação contínua por observação e discussão de casos práticos.


DIAS 21 e 28 de Junho, 5 de julho de 2017

HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00

DURAÇÃO 18h

LOCAL Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal | Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., Vera Cruz, Aveiro

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 45€ // Não associados/as: 75€

PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem atividade em organizações

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1. Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // 2. Prioridade às candidaturas provenientes do distrito de Aveiro // 3. Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADOR Miguel Leite
Mestre e Doutorando em Serviço Social; Licenciado em Direito e em Psicologia; Psicólogo Clínico; Mediador de Conflitos certificado pelo Ministério da Justiça com especializações em Mediação Familiar, Civil e Comercial, Penal, Laboral, Comunitária e Escolar; Formador de mediadores de conflitos a nível nacional; Formador e consultor na área do desenvolvimento pessoal e dos recursos humanos; Membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de inscrição em anexo // A ficha de inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 14 de junho para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., Vera Cruz, 3800-236 Aveiro

Telefone: 234 426 702 // E-mail: aveiro@eapn.pt

Comentários