Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção


 

Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção

O paradigma sistémico permite compreender o funcionamento relacional dos sistemas humanos, tanto no que respeita ao indivíduo, como a sistemas de complexidade superior, tais como a família ou a escola. Esta forma de pensamento analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de complexidade, requerendo um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Para além desta dimensão explicativa, a perspetiva sistémica contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de ativação das competências dos próprios sistemas. Esta ação de formação pretende dar a conhecer e compreender os fundamentos da abordagem sistémica na análise e compreensão dos problemas identificados no contexto escolar, nomeadamente: a indisciplina, o insucesso escolar, as famílias multiproblemáticas e maus-tratos na infância. Sendo estes problemas multifatoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e sistémica, nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno e da família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de estratégias e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no contexto escolar e comunitário.

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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1. INTRODUÇÃO

1.1. Problemáticas identificadas no contexto escolar: indisciplina e violência na escola, insucesso escolar, famílias multiproblemáticas e multiassistidas, recursos insuficientes.

1.2. O papel do Assistente Social nas Escolas – desafios atuais no contexto escolar.

Módulo 2. MODELO FAMILIAR SISTÉMICO

2.1. A Abordagem Sistémica na compreensão da família e dos problemas identificados no contexto escolar.

2.2. Intervenção Familiar Sistémica: Princípios e Estratégias de Intervenção

 

a)      Estratégias de Envolvimento familiar - Determinantes da eficácia da intervenção sociofamiliar:

Protagonismo das Famílias no seu processo de mudança:

·         Sistema Interventivo: construção da relação de confiança, comunicação e ativação das competências;

·         Envolvimento, cooperação e corresponsabilização na resolução dos problemas.

Restaurar Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação familiar):

·         Reconhecer, valorizar e ativar competências e recursos da família;

·         Disponibilidade de ajudas técnicas e práticas como incentivo/apoio para a mudança;

·         Capacitação das famílias: Consciencializar, envolver, responsabilizar e autonomizar para a resolução pacífica dos próprios problemas;

Promoção de uma Parentalidade Positiva - Educação Parental.

Prevenção de Maus-Tratos na Infância – identificar e intervir nos fatores de risco.

 

b)      Equipa Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar

Trabalho em Equipa:

·         Princípios do trabalho em equipa;

·         Competências e credibilidade profissional;

·         Circularidade da Informação na relação intercomunicacional profissional/escola/família;

·         Atitude proactiva para a mudança positiva.

 

c)       Trabalho colaborativo e em rede

·         Rede de Serviços de Apoio à Família;

·         Papel do Assistente Social como Mediador social na relação escola/família-aluno/comunidade.

 

Módulo 3: INTERVENÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA – Análise e Discussão de Casos Práticos

3.1. Elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico:

·         Análise sistémica da dinâmica familiar: Funcionamento, organização e recursos;

·         Fatores de risco e fatores protetores na família

·         Técnicas/ Instrumentos Específicos de Avaliação e Intervenção:

·         Entrevista Familiar Sistémica, questionamento circular

·         Genograma, Ecomapa e Mapa de rede

·         Ciclo de Vida Familiar de Duvall, Linha de Vida de Medaide

·         Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários.

3.2. Definição do Plano Individual de Intervenção com o Aluno e sua Família no Contexto Escolar

·         Objetivos de intervenção e áreas de intervenção prioritárias;

·         Etapas na Intervenção

3.3. Avaliação da Intervenção

·         Flexibilidade e tempo no processo de intervenção.

 

OBJETIVOS GERAIS

- Refletir sobre o papel do Assistente Social nas escolas;

- Conhecer o Modelo Sistémico, Colaborativo e em Rede na intervenção familiar em contexto escolar;

- Adquirir ferramentas para a prática de avaliação e intervenção familiar sistémica.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer a importância do Assistente Social nas Escolas e suas áreas de intervenção.

- Promover uma ótica sistémica no enfoque dos alunos e suas famílias;

- Saber elaborar eficazmente um diagnóstico familiar sistémico;

- Definir um plano de intervenção personalizado e adequado ao aluno e sua família;

- Dotar de estratégias de intervenção sistémica: colaborativas e de capacitação familiar, centradas nas competências e recursos das famílias;

- Desenvolver um trabalho em rede, rentabilizando e potenciando os recursos existentes;

- Reconhecer o Assistente Social como Mediador Social num modelo de intervenção sistémica no contexto escolar e comunitário.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Os conteúdos da formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do programa e conteúdos em PowerPoint), método interrogativo (questionário de diagnóstico inicial) e ativo (realização de trabalhos de grupo: discussão, debate e análise e discussão de casos práticos).

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.


 

DATAS

11, 14 e 19 de Abril de 2022

 

HORÁRIO

14h – 18h

 

DURAÇÃO

12h

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Ilda Reis

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda em Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto. Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto. Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Formadora Certificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua de Professores nas áreas: Relações entre Educação e Sociedade (D105), Mediação de Conflitos e Mediação Escolar (A19). Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 18 anos de experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Faz parte da equipa de Terapeutas Familiares da Unidade de Intervenção Sistémica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), intervindo em casos de terapia familiar, terapia de casal e terapia individual. Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar.

 

INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos, Professores e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar, ou de organismos e instituições com intervenção nesse contexto.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a entidades do distrito de Viseu | Número de ordem de receção da inscrição.

 

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Formulário de inscrição eletrónico

Após confirmação da sua inscrição, será disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom.

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 6 de abril de 2022, através do formulário de inscrição eletrónico.

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Viseu

Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F

3510-009 Viseu

Telefone: 967 084 614| Email: viseu@eapn.pt

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