Mentes Saudáveis

 


O presente projeto intitulado “Mentes Saudáveis”, dinamizado por Ana Rita Castilho, licenciada em Psicologia pela Universidade da Beira Interior, tem como objetivos principais o apoio psicológico e a orientação vocacional de pessoas em situação de pobreza e de exclusão social.  
 
Este projeto irá abranger indivíduos entre os 20 e os 65 anos que integrem o CLC (Concelho Local de Cidadãos),da EAPN (núcleo distrital de Castelo Branco) e procura que a população-alvo adquira novos conhecimentos sobre o papel do psicólogo e a importância da saúde mental, através de sessões de esclarecimento que apoiem a desmistificação de problemas de saúde mental e oferecendo-lhes uma rede de apoio psicológico. Tenciona-se ainda sensibilizar os indivíduos para a importância da educação, em especial para a continuação dos estudos e formação na idade adulta.   
 
Através de sessões informativas e de sensibilização, tal como a apresentação de folhetos informativos, pretende-se: explicar qual o papel e a importância do psicólogo, desmistificar problemas de saúde mental, promover o diálogo sobre a saúde mental, apresentar instituições que ofereçam apoio psicológico, sensibilizar para a importância da educação e a promoção da educação e da formação continua dos adultos.   
 
De forma a promover os objetivos referidos anteriormente, serão realizadas várias atividades com a comunidade, sendo as mesmas: sessões de apresentação, focos grupos e ações de sensibilização.  
 
Após as sessões prevê-se que a população adquira um melhor conhecimento sobre problemas de saúde mental e esteja mais preparada para lidar com situações de risco, tal como um levantamento de propostas que visem a melhorar a oferta educativa para os adultos. 

Comentários