Inquérito Apreciativo na Intervenção Familiar e Comunitária


 Inquérito Apreciativo na Intervenção Familiar e Comunitária

 

Dada a complexidade do trabalho ao nível da intervenção familiar e comunitária, urge alargar perspetivas, para que a criatividade nas soluções esteja presente no dia-a-dia de todos os implicados na co-construção de novas realidades sociais. Não raras vezes é sentido pelos/as técnicos/as, pelas famílias e comunidades, que os ciclos viciosos se mantêm e que já se esgotaram as possibilidades de novos caminhos, ficando assim o foco nos problemas e impossibilidades. Neste sentido surge o Inquérito Apreciativo: uma abordagem participativa para a mudança de sistemas humanos, centrada nas forças, valores e recursos, numa lógica de criatividade, cooperação e co-construção, orientada para soluções e possibilidades sonhadas em conjunto. Transformar positivamente na colaboração entre serviços da comunidade, técnicos e famílias, através de um ideal desenhado coletivamente e uma construção participada em cada comunidade.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Inquérito Apreciativo (IA): Pressupostos Teóricos; Ciclo 4Ds: Descoberta, Sonho, Desenho, Ação; Planeamento Colaborativo, através do IA

2.    Análise SOAR: Enquadramento teórico; Diferenciar a análise SOAR da análise SWOT; Ponderação de viabilidade de Projetos e Intervenções, através da análise SOAR

3.    Avaliação Apreciativa: Pressupostos Teóricos; Aplicabilidade na Avaliação de Projetos e Intervenções; Conceber um instrumento de avaliação de projetos

4.    Para o Futuro: Definição de objetivos individuais e/ou equipa, tendo em conta o contexto profissional dos formandos; Criação de um Plano Apreciativo de Mudança, orientado para os objetivos definidos

OBJETIVO GERAL  

Capacitar o/as formando/as para a facilitação de processos de mudança apreciativa e colaborativa a partir da abordagem do Inquérito Apreciativo, considerando os múltiplos contextos no âmbito da intervenção familiar e comunitária

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-  Conhecer a abordagem do Inquérito Apreciativo e suas influências teóricas, diferenciando-o da Resolução de Problemas, enquanto estratégia para a Mudança (David Cooperrider)

-  Utilizar e promover uma comunicação positiva e orientada para as soluções, nas equipas

-  Motivar e promover a participação de todos os elementos da família ou comunidade, através da abordagem do IA

-  Definir Planos de Ação/ Intervenção de forma participada, de acordo com as idiossincrasias das pessoas com que trabalha

-  Conhecer a análise SOAR, como alternativa à análise SWOT

-  Ficar apto a aplicar o IA na Avaliação ou monitorização de Projetos e Intervenções

-  Criar objetivos individuais ou de equipa, tendo em conta o seu contexto profissional, a partir do IA

 

DATAS

3, 10, 17, 24, 31 de Maio  de 2022

 

HORÁRIO

9h30 – 12h30

 

DURAÇÃO

15h

 

LOCAL 

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Catarina Rivero

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. É Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa (ISCSP). Tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), onde estudou o impacto de fatores da sociedade no bem-estar e na depressão dos cidadãos europeus. É co-autora do livro Positiva-Mente (Esfera dos Livros) e do Manual de Práticas Positivas e Colaborativas em Intervenção Social (EAPN Portugal). É presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Atualmente exerce Psicoterapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, e colabora com diversas entidades enquanto docente e formadora.

 

 

 

    METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

     Métodos expositivos e ativos. Trabalho em grupo, ciclo de 4Ds. Avaliação

     contínua: observação e resolução de exercícios práticos.

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 40€ | Não associados/as: 60€

PÚBLICO-ALVO Dirigentes e Profissionais de organizações que desenvolvem intervenção familiar e comunitária.

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às entidades do distrito de Braga | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

 

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

 

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 26 de Abril para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga

E-mail: braga@eapn.pt

Tel: 967 084 271

                                                                                                                                                                                 

               

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