Diagnóstico e Planeamento Participativo | inscrições até 9 de fevereiro. Já fez a sua?


 

Diagnóstico e Planeamento Participativo

O uso de metodologias participativas desempenha, inegavelmente, um papel importante no processo de diagnóstico, planeamento, ação e avaliação das políticas públicas, mas também nos processos de intervenção social. O desenvolvimento social, de base local, baseado numa análise do potencial, da capacidade e das necessidades locais, beneficia extraordinariamente do recurso a metodologias participativas. Estas são as mais adequadas à produção de conhecimento relevante quanto a prioridades, perceções e práticas de instituições e comunidade. Ao mesmo tempo, apresenta-se como um fornecedor de informação extraordinariamente importante na tomada de decisões estratégicas, bem como no ganho de legitimidade de todos os stakeholders (beneficiários diretos incluídos). Esta proposta formativa assenta numa análise de todas as fases do ciclo de projeto, sob um olhar/reflexão participativa, e consubstanciada em duas partes: a primeira (que aqui se apresenta) assente no diagnóstico e planeamento e a segunda (a realizar em breve) assente na implementação e avaliação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Desafios Estratégicos Atuais do Terceiro Setor;

2.    O Ciclo do Projeto: as fases do Diagnóstico e do Planeamento;

3.    Características de um Diagnóstico eficaz;

4.    Planeamento Estratégico e Planeamento Operacional;

5.    Ferramentas e Instrumentos de apoio ao diagnóstico e planeamento;

6.    Metodologias Participativas de Diagnóstico e Planeamento.

 

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância de implementar processos de diagnóstico e de planeamento participativos, na definição e desenho de projetos de intervenção social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os principais desafios do Terceiro Setor, no contexto atual;

- Distinguir e operacionalizar as fases de diagnóstico e planeamento, no âmbito do ciclo de projeto;

- Conhecer ferramentas e instrumentos de apoio à construção de diagnósticos e planeamentos robustos;

- Compreender a importância do envolvimento e da participação de todos os stakeholders na construção do diagnóstico e do planeamento;

- Operacionalizar diagnóstico e planeamento participativos.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior experimentação/confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Esta abordagem complementa a dimensão mais expositiva dos conteúdos teóricos, com a implementação de exercícios práticos, facilitando aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa.

 


DATAS

14, 15, 16 e 17 de fevereiro 2022

 

HORÁRIO

14h30 – 17h30

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Bruno Coutinho

Sociólogo, com curso de especialização em sociedade portuguesa contemporânea, e em gestão e avaliação de projetos sociais. Foi docente no ISCAP_PP. Atualmente é consultor da Rede Social do Município de Mação, avaliador de projetos de intervenção social e investigador colaborador no CEOS – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto. É especialista em avaliação da Porto Business School UP e da COATL - Consultoria para o Desenvolvimento. Colaborou em duas publicações na área da avaliação de impactos da educação e formação de adultos. Assistente Técnico da União Europeia (FED), no Ministério da Assistência e Reinserção Social de Angola, no âmbito do Projeto “APROSOC – Apoio à Proteção Social em Angola”. É membro da Sociedade Europeia de Avaliação (EES). Voluntário na Associação A3S.

 

INSCRIÇÃO   Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas.

 

ÁREA DE FORMAÇÃO  762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO   Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO   Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO   Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Santarém | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online através do seguinte link: https://forms.gle/1eeJiqR95rugC9rDA

Após confirmação da sua inscrição, será enviado o link para acesso à formação

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 9 de fevereiro de 2022.

 

EAPN Portugal / Núcleo da Região Autónoma da Madeira

Avenida Luís de Camões

Conjunto Habitacional do Hospital | Bloco 13 R/C Ft

9000-168 Funchal

Telefone: 967 084 651| eapn.funchal@eapn.pt

 

Comentários