Práticas colaborativas na intervenção social e comunitária junto de pessoas e famílias que experienciam doença mental


 

Práticas colaborativas na intervenção social e comunitária junto de pessoas e famílias que experienciam doença mental

Na intervenção social e comunitária, os profissionais da área social deparam-se frequentemente com pessoas e famílias que enfrentam dificuldades ao nível da saúde mental que afetam a sua capacidade de viver de forma plena e autónoma. A identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações continuadas de vulnerabilidade económica, social e de saúde, constitui um desafio que requer permanente atualização e treino de competências/técnicas. Esta formação pretende apoiar os/as profissionais que trabalham na área social para reconhecer e descrever comportamentos que causam preocupação (e não a realizar um diagnóstico clínico), identificar forças e soluções, e refletir e identificar estratégias para facilitar a prestação de apoio psicossocial a pessoas e famílias que experienciam problemas ao nível da saúde mental.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Práticas colaborativas e centradas nas soluções: componentes centrais

2.    Papel do/a profissional na intervenção social e comunitária junto de pessoas e famílias que experienciam doença mental

3.    Intervenção social e/ou familiar em situações específicas: estratégias e limitações (esquizofrenia; perturbação de acumulação)

4.    Competências e desafios na abordagem junto de pessoas/famílias que experienciam doença mental (e.g., prática colaborativa nas visitas domiciliárias e em contexto institucional)

5.    Práticas de inspiração colaborativa na intervenção em rede social e comunitária junto de pessoas que experienciam doença mental

 

OBJETIVO GERAL

Capacitar os/as profissionais que estão na prática direta para práticas colaborativas e centradas nas soluções junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental em contextos de vulnerabilidade social e económica. Através de exercícios (casos práticos; preparação de visitas domiciliárias) os/as profissionais treinarão competências assentes em práticas colaborativas e centradas nas soluções que contribuem para o aumento da autoconfiança no trabalho social junto das pessoas e famílias que experienciam doença mental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os princípios das práticas colaborativas e centradas nas soluções junto de pessoas e famílias que experienciam doença mental

- Facilitar o desenvolvimento das práticas colaborativas na intervenção social e comunitária

- Promover a reflexão e a identificação de práticas profissionais que apoiem o envolvimento das pessoas/famílias nas medidas de apoio que as afetam

- Compreender a complexidade e desafios da intervenção social e comunitária junto de públicos vulneráveis e resilientes específicos.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui análise e discussão de casos e treino específico de competências aplicadas ao atual contexto da intervenção social.

 


 

DATAS

21, 22, 30 setembro

1 de outubro de 2021

 

HORÁRIO

9h30 - 12h30

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Psicóloga, Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Espanha e EUA). Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com pessoas e famílias em situação de elevada vulnerabilidade, práticas colaborativas, práticas centradas nas soluções, intervenção em rede, gestão de caso e metodologias participativas e criativas como o Photovoice (e.g., em contextos de CPCJ, CAFAP, NPISA, Centros de Apoio à Vida, Centros de Apoio à Família, profissionais de RSI/Ação social, SAD).

 

   INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 45€ // Não Associados/as: 75€

PÚBLICO-ALVO Dirigentes e Profissionais de organizações e/ou entidades públicas e privadas com intervenção na área social.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Número de ordem de receção da inscrição | Entidades do distrito de Setúbal | Prioridade a Associados/as da EAPN Portugal

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível em https://forms.gle/6uY7F7Acye9eqW8t7

Após confirmação da sua inscrição será enviado o link para acesso à formação. O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 16 de setembro

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal

Av. Dom João II, Nº 14 / R/C Dtº. 2910-548 Setúbal

Telefone: 967 084 637| setubal@eapn.pt

Comentários