Práticas colaborativas na intervenção com clientes “difíceis”


 

Práticas colaborativas na intervenção com clientes “difíceis”

A investigação tem vindo a propor a adoção de abordagens colaborativas na intervenção com populações muito vulneráveis, especialmente quando as pessoas se mostram relutantes em aderir aos serviços e intervenções que lhes são propostas. No trabalho com as famílias mais vulneráveis e entre profissionais, são frequentes as descrições de clientes "resistentes" ou que se expressam de forma hostil. Como promover o envolvimento de pessoas e/ou famílias mais vulneráveis na intervenção que lhes diz respeito?

As abordagens colaborativas (centradas nas forças e nas soluções) têm vindo a oferecer um amplo conjunto de princípios e práticas que ajudam os profissionais na ativação das pessoas e/ou famílias em situação de maior vulnerabilidade, frequentemente considerados pelos profissionais como “difíceis” de envolver na intervenção.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.       As abordagens colaborativas (princípios e componentes centrais).

2.       Relação/aliança terapêutica e competência cultural do profissional.

3.       Estratégias colaborativas para envolver clientes expressam que expressam “resistência” e/ou agressividade na intervenção.

4.      Treinar as competências assertivas: Técnica assertiva e implementação junto dos clientes que expressam agressividade.

            

            OBJETIVO GERAL

 

Este webinar pretende ajudar os profissionais a lidar (pensar e agir) mais eficazmente com os chamados clientes “resistentes ou relutantes”, pois esta é uma dificuldade sentida pelos profissionais envolvidos na intervenção social com clientes muito vulneráveis.

           OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Identificar estratégias, técnicas, atitude para desenvolver uma abordagem colaborativa.

Desenvolver competências de comunicação eficaz, em situações específicas, tais como na relação com clientes que expressam “resistência” e/ou agressividade.

Aprender técnicas que fomentem a competência da comunicação assertiva.

 

FACILITADORA

Sofia Rodrigues – Psicóloga; Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis e metodologia PhotoVoice com públicos de todas as faixas etárias. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É coautora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social” e de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.

 

Destinatários: profissionais de intervenção social e comunitária, ajudantes de Ação direta de equipas e projetos de intervenção com clientes “difíceis”

 

 

Local: o webinar será dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após a confirmação da inscrição que faremos no dia 9 de fevereiro)

 

 

Data e horário: 10 e 17 de fevereiro 14.00 às 17.00h

 

 

Equipamento necessário: computador com câmara e microfone

 

 

            Inscrição: Associados/as da EAPN Portugal: Gratuito / Não Associados/as: 10€

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 5 de fevereiro, através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/QQ2EYdXAbLbniqkS7

 

 

Critérios de seleção: Prioridade a associados da EAPN Portugal/ Entidades do Distrito de Bragança / Nº de ordem de receção da inscrição    

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.

 

     Organização: Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal

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