Práticas colaborativas na intervenção com clientes “difíceis”
A investigação tem vindo a propor a adoção de abordagens colaborativas na intervenção com populações muito vulneráveis, especialmente quando as pessoas se mostram relutantes em aderir aos serviços e intervenções que lhes são propostas. No trabalho com as famílias mais vulneráveis e entre profissionais, são frequentes as descrições de clientes "resistentes" ou que se expressam de forma hostil. Como promover o envolvimento de pessoas e/ou famílias mais vulneráveis na intervenção que lhes diz respeito?
As
abordagens colaborativas (centradas nas forças e nas soluções) têm vindo a
oferecer um amplo conjunto de princípios e práticas que ajudam os profissionais
na ativação das pessoas e/ou famílias em situação de maior vulnerabilidade,
frequentemente considerados pelos profissionais como “difíceis” de envolver na
intervenção.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
As abordagens
colaborativas (princípios e componentes centrais).
2.
Relação/aliança
terapêutica e competência cultural do profissional.
3.
Estratégias
colaborativas para envolver clientes expressam que expressam “resistência” e/ou
agressividade na intervenção.
4. Treinar as competências assertivas: Técnica assertiva e implementação
junto dos clientes que expressam agressividade.
OBJETIVO GERAL
Este
webinar pretende ajudar os profissionais a lidar (pensar e agir) mais
eficazmente com os chamados clientes “resistentes ou relutantes”, pois esta é
uma dificuldade sentida pelos profissionais envolvidos na intervenção social
com clientes muito vulneráveis.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Identificar estratégias, técnicas, atitude para desenvolver
uma abordagem colaborativa.
Desenvolver
competências de comunicação eficaz, em situações específicas, tais como na
relação com clientes que expressam “resistência” e/ou agressividade.
Aprender técnicas
que fomentem a competência da comunicação assertiva.
FACILITADORA
Sofia
Rodrigues – Psicóloga; Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro;
Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção
Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Desenvolve
diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em
território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito
vulneráveis e metodologia PhotoVoice com públicos de todas as faixas etárias.
Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social.
Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em
Portugal e no estrangeiro. É coautora do livro “Famílias pobres: desafios à
intervenção social” e de diversos artigos científicos, capítulos de livros
nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia,
intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.
Destinatários: profissionais de
intervenção social e comunitária, ajudantes de Ação direta de equipas e
projetos de intervenção com clientes “difíceis”
Local: o webinar será
dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso
será disponibilizado após a confirmação da inscrição que faremos no dia 9 de fevereiro)
Data e horário: 10 e 17 de
fevereiro 14.00 às 17.00h
Equipamento necessário: computador com câmara e microfone
Inscrição: Associados/as
da EAPN Portugal: Gratuito / Não Associados/as: 10€
As inscrições são
limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 5 de fevereiro,
através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/QQ2EYdXAbLbniqkS7
Critérios de seleção: Prioridade a associados
da EAPN Portugal/ Entidades do Distrito de Bragança / Nº de ordem de receção da
inscrição
A sessão será
gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.
Organização: Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal
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