Projeto"Crescer na Cidadania XIX " continua a ter sucesso no distrito




 Projeto "Crescer na Cidadania XIX " 

" O projeto escolas "Crescer na Cidadania XIX"  tem mais um novo protocolo, desta vez  com o agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor. Foram envolvidas as turmas do pré -escolar e 1º ciclo  numa ação denominada " A DIDLIDU dos Abraços - Interculturalidade entre meninas e meninos, e os direitos humanos" .

Procurámos promover a cultura da Igualdade, na interculturalidade nas relações sociais na escola, família e sociedade, agindo para mudar mentalidades práticas sociais na inclusão .
Assim  fizemos a leitura do livro "A Didlidu dos Abraços" que  relata  a história de uma menina com dificuldade em comunicar e que pensou na forma mais eficaz de o fazer, conjuntamente com outras crianças que viviam no campo de refugiados do médio oriente, concluindo que levar abraços a quem está numa situação muito frágil, seria uma solução.

Foi também dinamizada uma ação com cartões de cores diferentes, questionando: 
Como farias para falar com um menino ou menina, que não fale a tua Língua?
Fomos às turmas do 5ºe 6º ano  do 2º ciclo, abrangendo o total de 66 alunos com a atividade "DIFERENÇAS  CULTURAIS" sensibilizámos para aceitação das diferentes culturas, percebendo o que são atitudes erradas face ao racismo e discriminação.

Iniciámos a nossa ação com a Leitura do livro ” Racismo e Intolerância – As crianças e o Mundo”  de Louise Silsbury e Manane Kai, alertando para o facto de, por  vezes, as crianças ouvirem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam preocupadas.

 De seguida:
  1. Entregámos  a cada grupo um conjunto de cartões, com imagens do livro e que mensagens criam para cada imagem alusiva às temáticas abordadas.
  2. Cada grupo tem no máximo 10 minutos para concluir a mensagem No final apresentaram os resultados de cada equipa num local visível (quadro ou papel cenário) e fizeram um debate em plenário, com  as seguintes questões de reflexão:
    1.O que acharam desta atividade?
  3. 2. Já sentiste alguma vez que te  descriminaram por pensares, sentires ou gostares de coisas diferentes?
  4. 3.Porque é importante conviver com crianças de diferentes culturas e línguas diferentes?

Por fim, estivemos com as turmas do secundário ( 10º e 11º ano) num total de  46 alunos  com a ação "Minorias". 

Conseguimos sensibilizar para os limites de tolerância, relações entre diferente minorias, discriminação, e a aceitação dos outros, entre grupos.
Num primeiro momento formamos grupos  de 5 a 6 pessoas, leitura de um breve texto “A Situação”, que descreve uma ataque de um grupo de jovens ao saírem numa discoteca, agridem uma jovem africana. Cada grupo teve por  missão,  criar uma ação pública contra os acontecimentos e  contributos para solucionar o problema.
Por fim apresentaram ação publica por cada representante elegido pelo grupo e discussão das questões de reflexão:
Foi um exercício difícil?,Como se sentiram no papel de um representante de uma associação?;Até que ponto o que se passou representa a realidade em que vivemos?


Fizemos uma breve análise que se resume à seguinte reflexão de  Boaventura de Souza Santos:
"Temos o direito se ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a  necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza,alimente ou reproduza as desigualdades" .

Paula Montez




 + INFO:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

Comentários