Projeto "Crescer na Cidadania XIX "
" O projeto escolas "Crescer na Cidadania XIX" tem mais um novo protocolo, desta vez com o agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor. Foram envolvidas as turmas do pré -escolar e 1º ciclo numa ação denominada " A
DIDLIDU dos Abraços - Interculturalidade entre meninas e meninos, e os
direitos humanos" .
Procurámos promover a cultura da Igualdade, na interculturalidade nas relações
sociais na escola, família e sociedade, agindo para mudar mentalidades práticas
sociais na inclusão .
Assim fizemos
a leitura do livro "A Didlidu dos Abraços" que
relata a história de uma menina com dificuldade em comunicar e que pensou na forma mais eficaz de o fazer, conjuntamente com outras crianças que viviam no campo de refugiados do médio oriente, concluindo que levar abraços a quem está numa situação muito frágil, seria uma solução.
Foi também dinamizada uma ação com cartões de cores diferentes, questionando:
Como farias para falar
com um menino ou menina, que não fale a tua Língua?
Fomos às turmas do
5ºe 6º ano do 2º ciclo, abrangendo o total de 66 alunos com a
atividade "DIFERENÇAS
CULTURAIS" sensibilizámos para
aceitação das diferentes culturas, percebendo o que são atitudes
erradas face ao racismo e discriminação.
Iniciámos a nossa ação com a Leitura do livro ” Racismo e
Intolerância – As crianças e o Mundo” de Louise Silsbury e Manane Kai, alertando para o facto de, por vezes, as crianças ouvirem palavras nas notícias que não
entendem e que as deixam preocupadas.
De seguida:
- Entregámos a cada grupo um conjunto de
cartões, com imagens do livro e que mensagens criam para cada imagem
alusiva às temáticas abordadas.
- Cada grupo tem no máximo 10 minutos para concluir a
mensagem No final apresentaram os
resultados de cada equipa num local visível (quadro ou papel cenário) e
fizeram um debate em plenário, com as seguintes questões de
reflexão:
1.O que acharam desta atividade? - 2. Já sentiste alguma vez que te descriminaram por pensares, sentires ou gostares de coisas diferentes?
-
3.Porque é importante conviver
com crianças de diferentes culturas e línguas diferentes?
Por fim, estivemos com as turmas do secundário ( 10º e 11º ano) num total
de 46 alunos com a ação "Minorias".
Conseguimos sensibilizar para os limites
de tolerância, relações entre diferente minorias, discriminação, e a aceitação
dos outros, entre grupos.
Num primeiro
momento formamos grupos de 5 a
6 pessoas, leitura de um breve texto “A Situação”,
que descreve uma ataque de um grupo de jovens ao saírem numa discoteca, agridem
uma jovem africana. Cada grupo teve por missão, criar uma ação pública contra os acontecimentos e
contributos para solucionar o problema.
Por fim
apresentaram ação publica por cada
representante elegido pelo grupo e discussão das questões de reflexão:
Foi um exercício difícil?,Como se sentiram no papel de um representante de uma
associação?;Até que ponto o que se passou representa a realidade
em que vivemos?
Fizemos uma breve análise que se resume à seguinte reflexão de Boaventura de Souza
Santos:
"Temos o direito se ser iguais quando a
nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a
nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade
que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza,alimente ou
reproduza as desigualdades" .
Paula Montez
+ INFO:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti -
Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de
Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício
do Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097
Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272
328 334 Tlm. 96 79 42 719
Comentários
Enviar um comentário