GESTÃO DE CASOS COLABORATIVA NA INTERVENÇÃO SOCIAL COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: da teoria à prática
GESTÃO DE CASOS COLABORATIVA NA
INTERVENÇÃO SOCIAL COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: da teoria à prática
No
âmbito da intervenção social, a gestão de casos tem sido definida como um
processo colaborativo de prestação de serviços que incorpora uma dupla
vertente: (i) suporte direto ao/à cliente, assente no desenvolvimento de um
plano individualizado de suporte e (ii) coordenação e otimização dos recursos
in/formais disponíveis de modo a garantir uma resposta ajustada às necessidades
particulares dos/as clientes. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na
intervenção social junto de populações muito vulneráveis (com múltiplas
necessidades e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social), dado que
necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes profissionais e
serviços. No entanto, a implementação do modelo de gestão de caso afigura-se
como um desafio para todos os/as envolvidos/as no sistema de intervenção social
atual: serviços, profissionais e clientes.
A
literatura e a investigação têm vindo a destacar a necessidade de formação
continuada regular e externa como uma estratégia com sucesso na prática dos
profissionais que trabalham com públicos muito vulneráveis. O caráter
prolongado das intervenções em situações de elevada vulnerabilidade (social, de
saúde, económica) e a gestão dos vários recursos para responder às múltiplas
necessidades dos clientes, contribuem para uma prática profissional desafiante
e sujeita a elevados níveis de frustração e desgaste.
Propõe-se
deste modo a consolidação da atitude crítica e reflexiva dos/as profissionais
sobre a sua rotina profissional diária através da realização de várias sessões
de discussão de casos práticos e o aprofundamento de competências técnicas de
acordo com os progressos já realizados. A continuidade das sessões que agora se
propõem proporciona uma oportunidade para os/as profissionais avaliarem a
prática em termos do seu progresso e para evoluir e aprender com as próprias
experiências e as dos colegas.
OBJETIVOS
Proporcionar
um espaço de reflexão, treino e aperfeiçoamento de técnicas de análise e
intervenção familiar e em rede no contexto da intervenção social junto de
públicos vulneráveis. Procura-se identificar constrangimentos e identificar e
criar soluções (práticas/estratégias eficazes) para os desafios sociais do
mundo contemporâneo. Através da realização de exercícios práticos (e.g.,
role-playing; análise de casos) os/as profissionais irão treinar competências
colaborativas que contribuam para o aumento da autoconfiança das famílias e do
fortalecimento das relações familiares e comunitárias.
CONTEÚDOS
Serão
promovidas 10 sessões, com periodicidade mensal, que integram uma componente
teórica e prática assente nos princípios e atuação das abordagens colaborativas
e centradas nas competências.
Os
conteúdos programáticos são inicialmente definidos em conjunto pelo grupo de
participantes de acordo com modelos de aprendizagem colaborativa e
participativa.
METODOLOGIA
Privilegia-se
o uso de metodologias dinâmicas, participativas e criativas que valorizem a
aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: análise de casos e treino de
competências práticas através de preparação de entrevistas e técnica de
role-playing, visionamento e discussão de filmes.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICO-PEDAGÓGICAS
Formadora
Sofia
Rodrigues - Psicóloga e doutoranda em Psicologia na
Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar;
Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de
Terapia Familiar, com a qual tem vindo a colaborar em ações de formação.
Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para
profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e
comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de
caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, NPISA,
Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à
Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com
responsabilidade na intervenção social e comunitária a nível municipal. Tem
participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social.
Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em
Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos,
capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino
nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da
psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza
e exclusão social e cidadania.
Certificado de Aptidão Profissional nº
EDF 20003/2004 DC
DIAS: 21 e fevereiro, 16 de março, 17 de abril,
22 de maio, 19 de junho, 17 de julho, 25 de setembro, 9 de outubro, 13 de
dezembro, 4 de dezembro de 2020
HORÁRIO 10.00h às 13.00h e das 14.00h às
17.00h
DURAÇÃO: Total -10 sessões / 60 horas
presenciais (6horas cada sessão)
INSCRIÇÃO: Esta sessão foi integrada no Plano
de Ação da EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal, não implica custo de
inscrição, mas a formalização da inscrição é obrigatória
LOCAL: Santa Casa da Misericórdia de Almada – Centro
Comunitário Pia II
Rua
do Moinho,7 a 1, 2825-016 Caparica
PÚBLICO-SUJEITO: Profissionais de
organizações Associadas / Associados/as da EAPN em nome individual
CERTIFICADO: Certificado de Participação
INFORMAÇÕES
E INSCRIÇÔES:
A ficha de inscrição
pode ser fotocopiada
As inscrições são
limitadas a 16 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 15
de fevereiro e enviadas para:
EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Setúbal
Avenida Dom João II,
Nº14 R/C Dto - 2910-548 Setúbal.
T: 265535330 Tlm:
963859266 | setubal@eapn.pt
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