EAPN apela aos líderes da UE:


"Não ataquem sistemas de Proteção Social"

«Em vésperas do Conselho do Emprego e Assuntos Sociais (21 e 22 de junho), a EAPN enviou uma carta aos ministros dos Assuntos Sociais da União Europeia (EU), apelando à defesa dos sistemas de proteção e de segurança social, que as medidas de austeridade continuam a destruir. 
Sem uma nova abordagem os custos sociais, económicos e de saúde serão enormes e irreversíveis.
"Se quisermos evitar a completa desintegração da coesão social, a cooperação para proteger os nossos Estados providência deve ser considerada pelos líderes da UE como uma prioridade chave", disse Sérgio Aires, presidente da EAPN. "É tempo dos ministros demonstrarem o seu empenho e compromisso com o estado de bem-estar, adotando um objetivo para fixar um nível adequado de gastos com os sistemas de proteção social e criar sistemas fiscais mais justos que permitam assegurar o financiamento para atingir esse objetivo", acrescentou Sérgio Aires.
"A abordagem da austeridade não está a funcionar e está longe de fazer progressos na concretização do objetivo de redução da pobreza. A pobreza está a aumentar. É imperativo estabelecer uma agenda social clara e distinta para apoiar e implementar os compromissos de inclusão social da Estratégia Europa 2020 e da plataforma europeia de Luta Contra a Pobreza ", declarou Fintan Farrell, diretor da EAPN. "Além disso, deixou de ser claro qual é a estratégia global e integrada da UE para lutar contra a pobreza e a exclusão social. Apelamos à criação de um grupo de trabalho ao mais alto nível que atue urgentemente em cooperação com todos atores relevantes, incluindo as pessoas em situação de pobreza, no sentido de desenvolver essa estratégia integrada", concluiu Fintan Farrell.

A carta (em inglês) enviada aos Ministros de Assuntos Sociais pode ser lida em www.eapn.pt

+ INFO

 Fintan Farrell (Diretor) fintan.farrell @ eapn.eu
 ou Sian Jones (Policy Coordinator) sian.jones @ eapn.eu
 (+32 (0) 2 226 58 50)