Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa” discute-se amanhã, na Assembleia da República

“O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa” 
discute-se amanhã, na Assembleia da República

A EAPN Portugal, em parceria com um grupo de trabalho que pretende refletir e contribuir para a construção de uma Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, organizou o seminário: “O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa”, a realizar amanhã, 16 de abril, na Sala do Senado da Assembleia da República. Este grupo de trabalho congrega um conjunto diversificado de instituições que atuam no domínio da luta contra a pobreza em Portugal, bem como personalidades ligadas à academia que estudam estes fenómenos.

Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito da campanha ”Eleger defensores de uma Europa Social", promovida pela EAPN Europa, e a EAPN Portugal, à semelhança das outras redes europeias de luta contra a pobreza e exclusão social, está a dar o seu contributo. Assim, respondendo ao convite do presidente da EAPN Portugal, Padre Jardim Moreira, os partidos políticos têm reunido com esta ONG no sentido de conhecerem os propósitos desta campanha e se comprometerem na defesa de uma Europa Social.

O presidente da EAPN Portugal convidou todos os partidos políticos com assento parlamentar a estarem presentes neste encontro. «As Eleições Europeias que se avizinham constituem um marco importante no futuro da Europa. Num contexto de recessão económica, as políticas macroeconómicas baseadas na austeridade conduziram a um agravamento do desemprego e das situações de pobreza e exclusão social. A Europa enfrenta hoje enormes desafios no que diz respeito à coesão social, à igualdade entre as regiões e à salvaguarda dos direitos humanos fundamentais. Acreditamos que as próximas eleições podem marcar a diferença através de uma aposta clara numa Europa Social forte, onde os direitos dos cidadãos são protegidos e onde a luta contra a pobreza e a exclusão social se assume como uma prioridade na agenda política», defende o Padre Jardim Moreira na carta enviada aos dirigentes políticos portugueses.