Filosofia para Crianças





Filosofia para Crianças: sessões iniciam em Braga

« O grupo de trabalho interconcelhio Infância e Juventude, promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga e constituído por uma dezena de entidades/ associados do distrito, dá início este mês a realização de sessões com recurso a metodologia “Filosofia para Crianças”, junto de diversos grupos, no total, cerca de oitenta e cinco crianças, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos.

A escolha desta metodologia participativa prende-se com o facto de possibilitar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, a construção coletiva de conhecimento e a preparação para uma cidadania ativa e responsável, ié de fazer juízos logicamente corretos, estimular atitudes éticas e o pensamento reflexivo, mediante a discussão de temas, com recurso a materiais de apoio por parte dos dinamizadores/as. Os temas a abordar ao longo do ano serão: a verdade, o que é urgente, o que é a justiça, direito, dever, necessidades, regras de conduta, entre outros.

Fazem parte deste GT: ACAPO - Delegação de Braga; Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros; Associação de Fomento Amarense; APACI; Associação Gerações; Associação de Moradores Lameiras; Centro Cultural e Social de Santo Adrião (Projeto T3tris, no âmbito do Programa Escolhas); Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim, Centro Social Paroquial de Santa Eulália; Fundação Bomfim.

Este projeto conta com a colaboração de Cristina Palhares, que ministrou a formação necessária junto dos profissionais (educadores/as, professores/as, psicólogos/as, sociólogos/as, etc.) e de Dina Mendonça, autora do livro “Brincar a pensar”, na cedência de materiais. »

Desenho: Ana Santos, 5º C

+ info:
 Isabel Amorim
 Núcleo Distrital de Braga
 EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
 braga@eapn.pt
 Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
 4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002
www.eapn.pt