Projeto “Para uma Cidadania ativa”



«O projeto “Para uma cidadania ativa”, promovido pelo Núcleo Distrital de Braga da EAPN Portugal, visa apoiar as famílias mais desfavorecidas num processo de formação para a cidadania, com vista, em particular, à prevenção da reprodução intergeracional de situações de pobreza e de exclusão social. Este projeto assenta na ideia de que os valores associados à cidadania possibilitam uma participação responsável, ou seja, orientada para a procura do bem comum e da justiça social, potenciando a prevenção de situações de exclusão social e de pobreza, nomeadamente a sua transmissão de uma geração à outra.

Objetivos:

a. Promover nas gerações mais novas (crianças e jovens) o exercício de uma cidadania responsável, solidária e participativa, numa lógica de prevenção da reprodução de situações de pobreza e exclusão social

b. apoiar os pais na definição de projetos de vida, promovendo o empowerment e o desenvolvimento de competências de cidadania

c. promover o trabalho em rede e o intercâmbio de conhecimentos e experiências ao nível inter-concelhio.

Destinatários:

Famílias acompanhadas pelos GAAS – adultos/pais, jovens e crianças em contexto escolar – na sua grande maioria beneficiárias do RSI.

Entidades parceiras:

C. Dist. de Braga da Segurança Social

EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga

Casa do Povo de Fermentões - GAAS (Guimarães)

Casa do Povo Ribeira do Neiva - GAAS (Vila Verde)

Centro Social e Paroquial de Polvoreira - GAAS (Guimarães)

Colégio S. Caetano - GAAS (Braga)

Cruz Vermelha Portuguesa/Delegação de Braga - GAAS de S. Lázaro (Braga)

O projeto abrange outras entidades parceiras, públicas e privadas, na execução de atividades, nomeadamente escolas/agrupamentos, centros culturais, museus e bibliotecas, Agrupamentos de Centros de Saúde, Autarquias, Juntas de Freguesias.


+ INFO

Isabel Amorim

EAPN Portugal
Núcleo Distrital de Braga
braga@eapn.pt
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002
http://www.eapn.pt/

Comentários