POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

«O Estudo qualitativo Eurobarómetro “Pobreza e Exclusão Social”, realizado por TNS Qual , a pedido do Parlamento Europeu, para examinar as questões que preocupam as pessoas que vivem na pobreza e enfrentam a exclusão social, abrangeu 18 Estados Membros, incluindo Portugal (Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Malta, Polónia, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido).
O Estudo envolveu um total de 160 inquiridos, com idade igual ou superior a 60 anos a viver abaixo do limiar de pobreza dos respectivos países, incluindo reformados, desempregados e empregados.
Na síntese temática pode ler-se que "O estudo revela uma população que se sente ignorada pela sociedade no seu conjunto, que considera que a realidade da sua vida não é representada nos principais meios de comunicação social e que considera que os responsáveis políticos não compreendem a vida das pessoas que enfrentam a pobreza e a exclusão social.
Os aspectos materiais e quotidianos da pobreza constituem as questões fundamentais - o custo de vida, o emprego, as pensões, os cuidados de saúde.
Os aspectos menos tangíveis também são importantes - o impacto da exclusão social na auto-estima e o desejo de se sentir ouvido e valorizado pela sociedade. Este sentimento de invisibilidade e de exclusão é frequentemente exacerbado pela estigmatização da pobreza e pela vergonha ou pelo embaraço sentidos por muitos inquiridos».

Documento em português, aqui.
 
Fonte: aqui

Comentários