Projeto PsicoCuidar – “Unidade Itinerante de capacitação, diagnóstico, apoio e intervenção psicossocial nas demências” precisamos das suas respostas!





" O Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal é parceiro da ALZHEIMER PORTUGAL no  Projeto PsicoCuidar – “Unidade Itinerante de capacitação, diagnóstico, apoio e intervenção psicossocial nas demências”

 

O Núcleo do Ribatejo da Associação Alzheimer Portugal foi premiado com o Projeto BPI Rural 2020 designado por “PsicoCuidar – Unidade Itinerante de capacitação, diagnóstico, apoio e intervenção psicossocial nas Demências”.

 

Este é um projeto piloto que se distingue pela sua itinerância e resposta de proximidade a freguesias do Distrito de Santarém. Irá ser criada uma unidade móvel de intervenção psicossocial nas demências que intervirá nas áreas de capacitação, diagnóstico e apoio psicossocial.

 

De forma a compreendermos e caracterizarmos a realidade das Pessoas com Demência e dos seus Cuidadores familiares que residem em zonas rurais, elaboramos em parceria com a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza) um questionário de diagnóstico social, cujos resultados permitirão realizar algumas recomendações junto de diversas entidades públicas.

 

Os Cuidadores poderão aceder e preencher o questionário através do seguinte link:

 

https://forms.gle/qt5PH36sosq35b8G6

 

 

ou poderão manifestar o seu interesse em participar, ligando para o Núcleo do Ribatejo através do número 243 000087 ou 962 906 313. Os Técnicos do Núcleo do Ribatejo poderão aplicar o questionário por telefone a todos os cuidadores que não tenham recursos digitais.

 

O preenchimento do questionário tem a duração aproximada de 20 minutos.

 

Contamos consigo, para chegar aos familiares das pessoas com demência do nosso Distrito, dando-lhes voz e espaço para afirmarem as suas necessidades.

 

Ser Cuidador de uma Pessoa com demência não é fácil. Viver nas zonas de província e mais rurais pode ser um desafio no acesso a cuidados para as pessoas com demência e os seus familiares!

Obrigada desde já pela divulgação e (ou) preenchimento. "

 

 

 + info:

Ricardina B. Dias

Técnica  Responsável do Núcleo Distrital de Santarém

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

santarem@eapn.pt

Rua Prior do Crato, nº 2 ,

2005-364 Santarém

Telefone: 00351 243306279;

www.eapn.pt


Comentários